Jornal Estado de Minas

Blitz educativa na MG-10 abre ações da semana Nacional do Trânsito em BH

Durante a blitz, motociclista ficou ferido ao bater em um carro - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press
O uso correto do cinto de segurança no banco da frente e no de trás, os perigos de dirigir com o celular em mãos, e o alerta para o consumo de álcool antes de pegar a direção de veículos, são temas que foram abordados em uma blitz educativa na MG-010, em frente ao posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). A ação, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, faz parte da abertura da Semana Nacional de Trânsito. Neste ano o tema é “Eu sou %2b 1 por um trânsito %2b seguro”. Durante a atividade, um motociclista ficou ferido após bater em um carro. Ele foi socorrido e encaminhado para o hospital.

A blitz aconteceu no km 17 da MG-010. Policiais militares, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, e órgãos de trânsito do Estado e do Município, abordaram veículos que passavam pela rodovia. Junto com estudantes universitários, entregaram panfletos e orientaram os ocupantes com foco no trânsito seguro.


“O nosso foco hoje é o transporte adequado, seguro. Orientamos quanto ao uso do cinto de segurança de pessoas do banco da frente e no bando de trás. Até encontramos várias pessoa atrás sem o equipamento. Também estamos checando pessoas no celular e os locais onde estão guardando os aparelhos. Além de indicar os riscos de acidentes por causa disso”, alerta Rosely Fantoni, coordenadora da gerência de educação para o trânsito do DER. Aproveitando a chegada do fim de semana, outro tema abordado na ação foi a combinação de álcool e direção.

Durante toda a semana, haverá atividades para alertar sobre os riscos de acidentes no trânsito.
Na próxima terça-feira, haverá o seminário “Contribuições da Psicologia do Trânsito no Brasil e no Mundo: Mitos, Verdades e Oportunidades”, que vai mostrar as consequências que podem ser causadas devido ao comportamento dos motoristas. “Vamos trabalhar o comportamento no trânsito e de como a psicologia pode ajudar. Estudos comprovam que 90% dos acidentes acontecem por ações não adequadas no trânsito, como pessoas preocupadas com alguma coisa que aconteceu com elas. Isso deixa o motorista sem a atenção necessária e levam ao acidente”, disse Rosely Fantoni.

O tema será discutido por especialistas da UNESP, UFMG e FUMEC,que vão realizar palestras e debates sobre os desafios e as perspectivas do psicólogo que atua no trânsito no Brasil e no mundo.



Acidente

O exemplo que a atenção ao volante é importante aconteceu durante a blitz na MG-010. Um motociclista se distraiu ao ver a movimentação intensa por causa da atividade e acabou batendo na lateral de um carro. Com o impacto, foi arremessado ao asfalto e arrastou por alguns metros. Policiais e bombeiros que participavam na ação socorreram de imediato a vítima, que foi encaminhada para um hospital sem ferimentos graves.
“Podemos ver como importa os aspectos de segurança e o uso de equipamentos de segurança, como botas e capacetes”, afirma Rosely. .