Quem mora em Belo Horizonte tem sofrido com as altas temperaturas que marcam este fim de inverno. Com 35,5°C, este domingo foi o dia mais quente do ano, superando as marcas de 33,1°C na quarta-feira e 33,3°C na quinta.
Leia Mais
Calor diminui e pode chover em Belo Horizonte neste sábado Termômetros em BH marcam altas temperaturas e tempo permanece seco nesta quarta-feiraBH pode superar nesta quinta-feira a maior temperatura do ano registrada ontem Temperatura vai a 35,3ºC e BH registra o segundo dia mais quente do anoBH bate maior temperatura da Primavera e calor pode subir ainda mais nesta quarta-feiraDefesa Civil emite alerta de baixa temperatura para Grande BH nesta quinta-feiraAlém do calorão, a umidade do ar também continua em nível crítico. Neste domingo, o índice atingiu 18% na capital, o mesmo registrado desde quarta-feira. Pelos padrões da OMS, a taxa ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação de estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.
Alguns cuidados devem ser tomados quando o clima está seco.
A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir no consumo intenso de líquidos e lavar o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.
Com informações de João Henrique do Vale.