Quem mora em Belo Horizonte tem sofrido com as altas temperaturas que marcam este fim de inverno. Com 35,5°C, este domingo foi o dia mais quente do ano, superando as marcas de 33,1°C na quarta-feira e 33,3°C na quinta.
Apesar da previsão de pancadas de chuva para o início da semana, O alívio só deve vir a partir da próxima quarta-feira, quando, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INM), é esperado um ligeiro declínio de temperatura.
Além do calorão, a umidade do ar também continua em nível crítico. Neste domingo, o índice atingiu 18% na capital, o mesmo registrado desde quarta-feira. Pelos padrões da OMS, a taxa ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação de estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.
Alguns cuidados devem ser tomados quando o clima está seco. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.
A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir no consumo intenso de líquidos e lavar o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.
Com informações de João Henrique do Vale