Jornal Estado de Minas

Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa hoje

Crianças e adolescentes deverão ser imunizados na campanha de multivacinação que tem início hoje, em todo o Brasil, e prossegue até dia 30. A ação será voltada para menores de 5 anos, para crianças de 9 anos e de 10 a 15 incompletos. O Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de todo o país.

A campanha tem como objetivo a redução de doenças imunopreveníveis. Ao se concentrar nos adolescentes, o Ministério da Saúde pretende também diminuir o abandono do calendário de vacinação. A pasta lançou campanha publicitária para reforçar a mobilização.

Neste ano, o esquema de aplicação de quatro imunizantes foi alterado: poliomielite, HPV, meningocócica C e pneumocócica dexavalente. O da pólio passou a ser feito por meio de três doses da vacina injetável (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses orais, em gotas. Até ano passado, o esquema era feito com duas doses injetáveis e três orais. A mudança atende a uma recomendação da Organização Mundial da Saúde.

No caso da HPV, o esquema vacinal passou este ano de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
O esquema anterior, no entanto, continua valendo para mulheres com HIV em idade entre 9 e 26 anos. No caso da vacina meningocócia, a mudança ocorreu no reforço. Antes, era feito aos 15 meses. A partir de agora, pode ser feito aos 12 meses. Há possibilidade, no entanto, de o reforço ser feito até 4 anos. No caso da pneumocócia, houve também uma mudança: agora são dois em vez de três reforços..