Moradores de várias bairros de Belo Horizonte foram surpreendidos por chuvas isoladas na noite desta segunda-feira, principalmente nas regiões Centro-Sul, Leste e Pampulha, com índice máximo de 10 milímetros de precipitação. Em alguns locais houve queda de energia, como no Bairro Santo Antônio e na Savassi.
Se você fez uma foto ou vídeo da chuva na sua região, mande para o em.com.br pelo e-mail jornalsimo@uai.com.br ou para o nosso WhatApp: (31) 999184155
Também chove no interior de Minas. O maior volume registrado foi de 16mm, em Passa-Quatro, no Sul de Minas, segundo a última medição feita às 20h pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ventou forte na noite desta segunda-feira e a cobertura de um posto, na BR-050, teve telhas arrancadas, atingindo dois carros. Também houve quedas de árvore na cidade. De acordo com Corpo de Bombeiros, os ventos chegaram a 48 km/h e a previsão de que poderiam aumentar de intensidade levou a Defesa Civil Municipal a emitir alertas para a população de áreas de risco.
SAIBAMAISDe acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto ClimaTempo, as chuvas isoladas neste fim de inverno são características do fenômeno La Ninã, e a consequente evaporação de lagos e cursos de água.
De acordo com Ruibran, nesta terça-feira deve ocorrer queda da temperatura máxima para 28 graus na capital, com chuvas isoladas de no máximo 20 milímetros no fim da tarde e noite, quadro que tende a se repetir nos próximos dias. Ele prevê também chuva no Norte, Nordeste e Noroeste de Minas.
A partir do domingo, o meteorologista destaca que a chegada de uma frente fria vai provocar chuva em todo o estado até a quarta-feira da semana que vem.
Segundo Ruibran, o inverno se despede no fim da manhã desta quinta-feira, dando início à temporada de chuvas. Mas somente a partir de novembro têm início as fortes precipitações.
(RG)
.