Jornal Estado de Minas

Inverno se despede da Grande BH com chuva

Na reta final do inverno, a Região Metropolitana de Belo Horizonte teve uma segunda-feira com chuvas isoladas, altas temperaturas e áreas com baixa umidade do ar, o que contribuiu até para incêndios em vegetação. Um dos casos de fogo em mata foi na Serra do Curral, na altura do Bairro Belvedere, Centro-Sul da capital. Em Pedro Leopoldo e cidades vizinhas, choveu à tarde, com queda de árvores, e houve acidentes na MG-424. Em BH, apesar dos termômetros em alta durante o dia, com máxima de 33,9°C, à noite choveu em alguns pontos da cidade, depois de registro de baixa umidade do ar de até 30%.

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo, as chuvas isoladas neste fim de inverno são características do fenômeno La Ninã, e, consequente, da evaporação de lagos e cursos de água. O volume de precipitação ontem não superou 10 milímetros. De acordo com Ruibran, hoje deve ocorrer queda da temperatura máxima para 28°C, com chuvas isoladas de, no máximo, 20 milímetros no fim da tarde e noite, quadro que se repete nos próximos dias. Ele prevê que também chuva no Norte, Nordeste e Noroeste de Minas.

A partir do domingo, o meteorologista destaca que a chegada de uma frente fria vai provocar chuva em todo o estado até a quarta-feira da semana que vem.

INCÊNDIO O combate ao incêndio na Serra do Curral teve início às 8h de ontem. Somente por volta das 21h, militares do Corpo de Bombeiros anunciaram ter contido as chamas.

O fogo começou perto da Avenida Celso Porfírio Machado, no cruzamento com a Rua Ernani Doyle, e se alastrou, queimando 30 hectares de vegetação.

.