Jornal Estado de Minas

Veado é capturado na área urbana de Montes Claros


Um veado catingueiro foi apreendido pelo Corpo de Bombeiros na área urbana de Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira. O animal apareceu na região da Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol. Depois, subiu a Avenida Mestra Fininha, em direção ao Bairro dos Funcionários. Na sequência, mudou de rumo em direção ao Bairro São Luiz.

O animal invadiu um lava-jato, de onde fugiu, ao quebrar uma grade. Logo depois, o veado catingueiro foi apreendido pelo Corpo de Bombeiros dentro do canal do Rio Vieiras, junto a uma ponte, próximo a um shopping center, entre os bairros São Luiz e Ibituruna. Curiosos se concentraram no local para acompanhar o trabalho dos bombeiros. O bicho foi levado para a unidade de triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Montes Claros.
Ele deverá ser solto em uma área de reserva ambiental de cerrado na região.

O ambientalista Eduardo Gomes, do Instituto Grande Sertão (IGS), salienta que na região da Serra do Mel, perto da cidade, sempre são vistos exemplares de veado catingueiro, espécie característica do cerrado. Ele acredita que o animal migrou para a área urbana, em decorrência da degradação ambiental e por causa da seca. “Certamente, o bicho deixou o seu habitat natural e saiu andando a procura de comida e água e foi parar na cidade”, afirmou.

Ele salienta que, nos últimos anos, aumentou a quantidade de aves que têm migrado para a área urbana. “Antes, eram vistos somente pardais nos quintais das casas. Agora, apareceram sabiás e outras aves em busca de água e alimentos. Com certeza, isso é uma consequência da seca e da degradação ambiental”, conclui Eduardo Gomes.
.