logo

Jornal Estado de Minas

Perícia vai determinar causas de incêndio do ônibus do Move na Avenida Antônio Carlos


Uma perícia será feita pelas empresas fabricantes do Move da linha 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha) que se incendiou na manhã desta terça-feira na Avenida Antônio Carlos, na Pampulha, para determinar as causas das chamas que destruíram o veículo. O incêndio ocorreu em frente a uma estação de transferência pouco depois do Viaduto São Francisco, no sentido Bairro/Centro. O motorista do coletivo conseguiu retirar todos os passageiros antes de o fogo se alastrar. Ninguém ficou ferido.

Testemunhas contaram que o incêndio começou quando o veículo estava encostado na estação. O motorista foi alertado por passageiros sobre a presença de fumaça. Ele constatou que algo estava errado e pediu a todos que desembarcassem. Em seguida, deu ré por alguns metros e tentou apagar as primeiras chamas com o extintor.
Chegou a ter ajuda de outras pessoas que estavam na estação, mas o fogo se alastrou rapidamente.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas ao local e conseguiram apagar o incêndio pouco antes das 9h. Mesmo assim, o veículo foi totalmente destruído, assim como parte do corredor de passagem da estação. Os militares usaram 10 mil litros de água para apagar as chamas.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), uma perícia já foi solicitada aos fabricantes Mercedes Benz e Marcopolo, para identificar as causas do incêndio. A princípio, foi descartada a hipótese de incêndio criminoso.

O SetraBH ressaltou que os veículos que pertencem à frota de BH, que tem ônibus com idade média de 4,5 anos, e do BRT Move, de 2,5 anos, passam por fiscalização constante. “Todos os ônibus urbanos têm seus componentes mecânicos, elétricos, eletrônicos e hidráulicos revisados periodicamente, seguindo rigorosamente o estabelecido pelas especificações técnicas dos fabricantes dos veículos, e passam por vistorias de rotina após o encerramento das viagens diárias”, disse, em nota.
(Com informações de Cristiane Silva)

 

RB

.