Passageiros do metrô de Belo Horizonte tiveram que ter paciência para enfrentar trens lotados e lentidão das composições nesta terça-feira. Devido à queda de uma árvore sobre os trilhos entre as estações Carlos Prates e Lagoinha, na Região Noroeste, os intervalos entre as viagens chegaram a ser de 20 minutos desde as 5h15, no início da operação. A operação só voltou ao normal à tarde, quase 10 horas depois do incidente.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), equipes de manutenção da empresa conseguiram retirar a árvore às 15h08, o que permitiu a normalização da circulação dos trens. Até a retirada da árvore, trens foram acoplados para carregar maior número de passageiros por composição.
A medida não impediu a insatisfação dos usuários. Algumas pessoas utilizaram as redes sociais para reclamar. “Metrô um caos!!! Trinta minutos parado na estação central destino Eldorado!!! Dentro do metrô!!!”, disse um morador. “Bom dia, metro superatrasado por conta de uma árvore que caiu ao lado da estação Carlos Prates!!! #atrasada”, relatou outra usuária do Twitter.
A queda da árvore foi registrada na madrugada desta terça-feira. Uma das causas prováveis é a chuva que atingiu Belo Horizonte. Por causa do bloqueio nos trilhos, os trens tiveram que passar mais devagar entre as estações Central e Carlos Prates. No trecho, foi utilizada a operação chamada de via singela.
RB