A orla da Lagoa da Pampulha, com toda a sua história e beleza, e agora como patrimônio mundial da humanidade – título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) –, será cenário, neste sábado, de um dos mais divertidos passeios de bicicleta que acontecem a cada estação do ano em Belo Horizonte.
O Tweed Ride BH Primavera 2016, com ciclistas usando figurinos e acessórios em estilo retrô, das décadas de 1940 e 1950, além de celebrar a Pampulha vai dar as boas-vindas à estação das flores, que começa às 11h21 desta quinta-feira.
O ponto de partida será a Casa do Baile, às 14h. Os participantes vão visitar toda a arquitetura modernista do lugar, obras do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), e o passeio termina com um piquenique nos jardins da Casa JK, onde viveu o presidente Juscelino Kubitschek.
A Casa de JK foi projetada por Niemeyer em 1943, para ser a residência de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. O imóvel tem telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados. Os jardins da frente e dos fundos do imóvel foram projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
Outra proposta do passeio de bike é resgatar o papel da bicicleta como transporte no espaço urbano. “Uma das diversas intenções do Tweed Ride BH é mostrar que é possível usar a bicicleta como meio de transporte, desvinculando-a da prática esportiva”, conta a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e criadora do Tweed Ride BH, Renata Aiala. Alguns trechos da Pampulha foram requalificados para privilegiar pedestres e ciclistas.
O evento integra a programação da Semana da Mobilidade e do Dia Mundial Sem Carro, quando diversas atividades chamam atenção para a necessidade da humanização do trânsito, redução da velocidade e do uso dos automóveis em deslocamentos.Leia Mais
Ciclistas do Tweed Ride voltam ao passado pedalando em Santa TerezaCiclistas participam do Tweed Ride BH na Lagoa da PampulhaGrupo Tweed Ride BH celebra um ano em clima de nostalgiaPasseio de bike à moda antiga celebra a primavera e título de patrimônio da Pampulha
HISTÓRICO
O Tweed Ride foi criado em 2009 em Londres, quando um grupo de ciclistas resolveu pedalar resgatando vestimentas de inverno dos anos 20, 30 e 40, entre eles o tweed, um tecido de lã utilizado em estações frias. O passeio batizado de Tweed Ride, ou Tweed Run, ganhou o mundo com a mesma mensagem: a bicicleta é uma forma elegante de se deslocar pela cidade.
Em Belo Horizonte a primeira edição ocorreu em 2013.
SERVIÇO
Teeed Ride BH Primavera 2016
24/09/2016%u2028 (sábado)
14h - Concentração no Museu de Arte da Pampulha
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585
(RG)
.