Uma medida para tentar evitar a evasão financeira, quando passageiros viajam nos ônibus sem pagar a tarifa, vem revoltando os usuários do transporte coletivo de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Alguns veículos omeçaram a circular com duas catracas para evitar que as pessoas pulem o equipamento.
Leia Mais
Incêndio na Antônio Carlos é o segundo desde início da operação do Move em BHPerícia vai determinar causas de incêndio do ônibus do Move na Avenida Antônio CarlosPassageiros de ônibus coletivo são assaltados em BHMotorista de ônibus é esfaqueado por causa de passagem em Santa LuziaPrefeitura de Ribeirão das Neves determina retirada de 'catracas duplas' de ônibusAs imagens mostram a dificuldade dos passageiros para atravessar as catracas, que vão do chão ao teto. Uma passageira chega a pegar a sacola que um homem estava segurando para ajudá-lo a passar.
Muitas pessoas usaram a postagem para se manifestar contra a iniciativa. “Grande humilhação como a classe trabalhadora que depende do transporte coletivo”, comentou um usuário.
Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) contirmou que as empresas que operam linhas de ônibus em Ribeirão das Neves começaram a atestar o novo modelo de catraca no último mês. “O objetivo é reduzir o elevado índice de passageiros que 'pulam a catraca' diariamente para não efetuar o pagamento da tarifa. A ato de 'pular catraca' causa indignação nos usuários pagantes e onera o valor da tarifa”, diz a entidade.
Ainda segundo o Sintram, caso seja verificado que o dispositivo não é funcional, prejudicando a acessibilidade ou não atingido o objetivo, “as concessionárias farão as adaptações necessários”. O em.com.br tentou entrar em contato com a prefeitura de Ribeirão das Neves, na manhã desta quarta-feira, mas as ligações não foram atendidas. .