Jornal Estado de Minas

Parque Municipal, 'pulmão verde de BH', comemora 119 anos

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, completa 119 anos na próxima segunda-feira com uma programação especial.

Na sexta, sábado e domingo, dias 23 a 25, o patrimônio ambiental mais antigo da capital mineira recebe o Festival ABC Vida (Andando de Bem com a Vida), das 8h às 20h, na área entre o Teatro Francisco Nunes e a portaria da Alameda Ezequiel Dias.

“É um festival de utilidade pública e responsabilidade social, com mais de 600 atrações que têm o objetivo de provocar reflexões sobre meio ambiente, saúde, qualidade de vida e sustentabilidade”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Na programação, palestras, oficinas, aulas de ioga, tai chi chuan e lian gong, massagens e barracas com comida vegana.

Na quinta-feira da próxima semana, dia 29, das 9h às 13h, será realizada uma exposição de plantas medicinais na Praça da Administração. As ervas são cultivadas no viveiro do próprio parque.

A unidade de conservação foi projetada no fim do século 19. Seus 182 mil metros quadrados de área abrigam diferentes espécies de plantas, nascentes, fauna silvestre e vasta vegetação, que contribui para amenizar o clima da região e faz do espaço uma espécie de “pulmão da cidade”.

O parque tem uma programação fixa, como tai chi chuan às sextas-feiras e sábados, lian gong nas quartas e sábados e o Projeto Ioga para Todos, nos dois primeiros domingos do mês.

Há também a Exposição de Plantas Medicinais toda última quinta do mês, e o Projeto Roda de Bem Nascer, no segundo sábado do mês, que oferece atividades lúdicas e informativas para grávidas e lactantes. (Com informações a PBH)

 

(RG)

.