Jornal Estado de Minas

Centros de saúde de BH abrem no sábado para atualizar cadernetas de vacinação

Os 149 centros de saúde de Belo Horizonte estarão abertos no próximo sábado, das 8h às 17h, para atualizar cadernetas de vacinação de crianças menores de 5 anos e de 9 aos 14 anos de idade.

A iniciativa faz parte da campanha que começou na segunda-feira. O sábado será o dia de mobilização nacional para atualização do documento de vacina. “Como a campanha é para a atualização das vacinas, é muito importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para ser avaliada”, orienta a Secretaria Municipal de Saúde de BH.


De acordo com a secretaria, a estratégia "busca resgatar as pessoas não vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto, tanto na infância como na adolescência. E completa: "O objetivo é melhorar as coberturas e, assim, manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil”.

Atualmente, o calendário infantil conta com 14 vacinas. Para os adolescentes são cinco vacinas, sendo que para as meninas de 9 a 13 anos há também a vacina contra HPV.

.