Mais um caso de contaminação por febre maculosa na Pampulha foi confirmado na noite desta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte. Trata-se de um paciente de 54 anos, funcionário da Aeronáutica, que teve contato com o carrapato-estrela na orla da lagoa. No último dia 4, um menino de 10 anos morreu depois de participar de excursão com grupo de escoteiros no Parque Ecológico Francisco José Lins do Rêgo Santos, na região.
Agora já são dois casos da doença confirmados na capital este ano, com uma morte; e 12 no estado, com quatro mortes. Há ainda dois pacientes internados no Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, em BH. Por meio de nota, a SMSA informou que recebeu comunicado da Fundação Ezequiel Dias (Funed) com resultado positivo de exames para febre maculosa do paciente F.L.J, de 54 anos.
Leia Mais
Secretaria de Estado de Saúde confirma mais dois casos de febre maculosa em MinasParque Ecológico da Pampulha é fechado para busca de carrapatos Funed analisa 15 casos suspeitos de febre maculosa em todo Brasil, dois terços deles em MinasSecretaria de Saúde de Minas divulga alerta para prevenção da febre maculosaAlém da Pampulha, prevenção à febre maculosa se estende a outros locais de BH e do estadoCaso fatal de febre maculosa em Belo Horizonte alerta para perigo de antigas doenças Morte de menino por febre maculosa em BH completa 30 dias sem solução para contágio da doençaPacientes com suspeita de febre maculosa em Belo Horizonte têm altaEscolas de BH cancelam excursões para a Pampulha devido à febre maculosaSobe para quatro o número de casos suspeitos de febre maculosa em BHTécnicos da Zoonoses estão na Pampulha em busca de outros carrapatos Entorno da Lagoa da Pampulha terá buscas por carrapatos nesta sextaPor ser funcionário da Aeronáutica, ele buscou atendimento em hospital da corporação e relatou o contato com o parasita e os sintomas compatíveis com a doença, tendo recebido medicamento específico. O paciente encontra-se em bom estado de saúde e já retomou as suas atividades profissionais.
Nos últimos 10 anos, na capital, foram cinco casos confirmados de febre maculosa em moradores da cidade, com duas mortes. Ainda não há resultado para os exames dos dois pacientes internados no Hospital Eduardo de Menezes com suspeita da febre.
Pela manhã, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou dois novos casos da doença no estado. Um deles é o do funcionário da aeronáutica e no outro há uma investigação epidemiológica para definir o local da infecção.
Duas suspeitas de contaminação estão sendo investigadas em BH
No fim de semana, dois homens de 36 e 84 anos deram entrada no Hospital Eduardo de Menezes com suspeita da doença.
Já o idoso mora em BH, mas estava em viagem pelo interior. Ele foi atendido na UPA Pampulha com febre, dor no corpo e manchas vermelhas. Relatou ter tido contato com cavalos na cidade de Guanhães, no Leste de Minas. Nenhum dos dois relatou ter ido à Pampulha, onde a doença vem sendo atacada em Belo Horizonte.
De acordo com a SES, os 12 casos da doença confirmados são em Tombos (1), Divinópolis (4), Chiador (1), Belo Horizonte (2), Antônio Dias (1), Senador Modestino Gonçalves (1) e Mathias Barbosa (1).
(RG)
.