Uma postagem em um site com ameaça de atentado contra alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich/UFMG) mobilizou a direção da instituição que, por meio de sua assessoria, informou que estão sendo tomadas as medidas adequadas. Porém, não foi confirmado se a Polícia Federal foi acionada para apurar a suposta intimidação.
A postagem original, no site “Dogola”, aparece com data de 20 de setembro de 2009. Nela, o autor, identificado apenas como “Anonymous”, escreve: “Eu, no momento em que estou, se tivesse um fuzil, a minha caminhada da vida se encerraria esta noite. Eu pegaria um táxi daqui até a Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), aqui em Belo Horizonte, e mataria o máximo de degenerados que encontrasse no campus”.
No texto ele descreve com certo nível de detalhes como executaria o plano. A postagem começou a ser replicada na quarta-feira entre alunos da Fafich, logo depois de ganhar destaque pela manhã na página “Pérolas da Fafich”, no Facebook.
Entre os comentários, o responsável pela página diz que a data de 2009 da postagem em tom de ameaça é uma estratégia do autor para não chamar atenção, e acrescenta: “Eu acho que deve ser denunciado e investigado por várias razões. A primeira é que não dá pra saber (...) o quanto (sic) real é a ameaça. 99% de chances de ser um moleque que, no máximo, deve descontar a raiva juvenil dele em algum jogo online com os amiguinhos. Mas, e se não for?”
Outro caso semelhante é citado: “Faz pouco tempo que um grupo que planejava um atentado na UnB foi preso, por exemplo.
No comentário de um estudante no post da página Pérolas da Fafich, ele demonstra preocupação com as ameaças e descreve a postagem intimidadora como “um chan de jovens com problemas de sociabilidade, que além de 'planejarem' (fantasiarem) assassinato, parecem defender algum tipo de supremacia branca.”
Nas redes sociais, a reprodução de uma mensagem da direção da Fafich para uma pessoa do Departamento de Ciência da Computação da UFMG confirma a preocupação em relação à postagem com ameaças, ao afirmar que a “Polícia Federal está sendo acionada”. Os diretores da faculdade se disseram surpreendidos ao tomar conhecimento das intimidações nesta quinta-feira. Assinam o comunicado o diretor da Fafich, Orestes Diniz Neto, e o vice, Bruno Reis.
.