Os usuários de bicicletas de Belo Horizonte vão poder continuar tendo mais facilidade para transportar as suas 'magrelas' pela cidade. A BHTrans regulamentou neste sábado, que as bikes podem ser levadas no serviço público convencional de transporte coletivo de passageiros de ônibus da cidade. A medida inclui os veículos do Move. A norma inclui qualquer tipo de bicicleta, mas as não dobráveis terão horários restritos.
Leia Mais
BH passa a contar com estação autônoma de reparos para bicicletasPrefeitura vai disponibilizar bicicletas gratuitas no Parque Ecológico da PampulhaTotem é instalado para contar bicicletas em ciclovia de Belo HorizonteBicicletas poderão ser transportadas no Move MetropolitanoNorte-americano vai treinar Guarda Municipal de BH para patrulhamento de bicicletaBH sediará evento sobre a cultura da bicicleta em dezembroA regulamentação foi publicada na versão deste sábado do Diário Oficial do Município (DOM). Ela apresenta regras de como o veículo pode ser transportado nos ônibus. Segundo a BHTrans, as bicicletas devem ter aro de 20 polegadas ou menor.
Dentro dos veículos, os ciclistas devem utilizar, preferencialmente, a área reservada para cadeiras de rodas e cão-guia. Claro, respeitando sempre a prioridade dos portadores de deficiência física e visual. “Se a área reservada estiver ocupada por pessoa em cadeira de rodas ou deficiente visual acompanhado de cão-guia, o portador da bicicleta dobrável deve acomodá-la em local que evite causar transtorno aos demais usuários”, diz a regulamentação.
Será permitido o acesso das bicicletas dobráveis nas estações de integração e de transferência. Os ciclistas vão poder empurrar as 'magrelas' sem que elas estejam dobradas. Porém, desde que seja dobrada quando entrar no ônibus.
O uso de bicicletas não dobráveis também está autorizado nas estações de integração, estações de transferência e nos veículos do Move que já possuem suportes internos.