Mesmo com a queda brusca no número de casos prováveis de dengue nos últimos meses em Minas Gerais, o número de mortes não para de subir. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que 229 pessoas perderam a vida ao contrair a doença em 2016. A estatística trágica assusta ainda mais se comparada com as do ano passado. O número representa o triplo de mortes de 2015, que contabilizou 76 óbitos.
Leia Mais
Dengue já matou 227 pessoas neste ano em Minas GeraisMPMG entra com ação na Justiça contra prefeitura e estado por causa da dengueVacina contra dengue já está à venda em Belo HorizonteSobe para 238 o número de mortes por dengue em Minas neste anoBelo Horizonte tem mais uma morte confirmada por contaminação da dengueMinas tem média de uma morte em decorrência da dengue por dia em 2016Belo Horizonte tem mais uma morte por complicações da dengueA capital mineira continua na liderança no número de mortes. Somente neste ano, foram registradas 50 no total. Em seguida, vêm Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 48; Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 14; Uberaba, no Triângulo, com 11; Itaúna e Divinópolis, na Região Centro-Oeste, com 6; e Araxá, no Alto Paranaiba, com 5. Segundo a SES, 51,5% das vítimas tinham idade acima de 65 anos. Exames feitos nos doentes mostram que dois tipos de vírus da dengue estão circulando no estado. A do tipo 1 é a mais comum.
Já são 523.590 notificações, entre confirmados e suspeitos. Vale ressaltar que nos últimos meses, aconteceu uma queda brusca na doença. O início do ano foi de crescimento gradativo. Em janeiro, foram computados 59.510 casos, fevereiro, 141.665, março, 157.607. A partir de abril começou a declinar. No mês, foram 120.140 notificações.
Zika e chikungunya
Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também seguem em alta. Minas Gerais já registrou 15.130 casos suspeitos de zika. Já em relação à febre chikungunya, o número de casos prováveis da doença é de 818. Desde maio, devido à mudança climática, há uma grande diminuição no número de notificações.
RB
.