O primeiro domingo da primavera – a estação das flores começou às 11h21 de quinta-feira – terá pancadas de chuva, com possibilidade de granizo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Zona da Mata e no Sul de Minas Gerais. A temperatura cairá hoje na capital. A mínima deverá ficar em torno de 19 graus. A máxima, 28 graus.
“O domingo terá pancadas de chuva em quase todo o estado. Poderá ser mais forte, principalmente, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata e no Sul do estado, com volume entre 20 milímetros e 40 milímetros. Não podemos descartar granizo”, alertou o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo.
A mudança da temperatura se deve à frente fria que estacionou sobre o Sudeste brasileiro ontem. A massa de ar favoreceu a formação de áreas de instabilidades no estado. Por causa disso, São Pedro não teve outra alternativa e abriu a torneira, embora por alguns minutos, sobre a região metropolitana e outras cidades do estado, como Montes Claros, onde o sertanejo não via o solo ser molhado pela chuva desde abril.
Tanto lá quanto em BH, o céu até que amanheceu ontem com o típico azul-claro de temperatura quente, mas, à tarde, nuvens se formaram sobre algumas regiões.
Também houve chuva em Barbacena, na Região Central. Em Curvelo, na mesma área, a chuva foi acompanhada de rajadas de ventos de 66 quilômetros por hora.
Hoje, a possibilidade é de uma chuva mais intensa em quase toda a região metropolitana. Na capital, segundo o Climatempo, também deverão ocorrer chuvas amanhã, com a temperatura podendo ficar entre 18 e 26 graus. Ruibran destaca que pancadas acompanhadas de granizo, tradicionalmente, ocorrem em Minas Gerais nos meses de setembro e outubro. Ainda segundo ele, a estação chuvosa está começando no estado.
BOMBEIROS
As pancadas podem reduzir os focos de incêndios no estado. Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para combater labaredas em todas as regiões do estado.
Ontem, por exemplo, a corporação foi acionada para debelar o fogo em áreas de preservação ambiental. Homens e viaturas se deslocaram para a Mata da Copasa, no Bairro Buritis, na Região Oeste da capital, e numa área de preservação na Rua Cícero de Vasconcelos, em Betim.
Neste ano, a primavera terminará às 7h44 de 21 de dezembro, já no período do horário de verão.