Uma verdadeira viagem no tempo marcou o passeio de ciclistas que participaram na tarde desse sábado do Tweed Ride BH Primavera 2016, na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.
O passeio, que acontece a cada estação do ano, com ciclistas usando figurinos e acessórios em estilo retrô, das décadas de 1940 e 1950, homenageou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido à Pampulha pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O ponto de partida foi o Museu de Arte da Pampulha. Os ciclistas visitaram outras obras do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), que compõem o conjunto arquitetônico e o passeio terminou com um piquenique nos jardins da Casa JK, onde viveu o presidente Juscelino Kubitschek.
A proposta do Tweed Ride é resgatar o papel da bicicleta como transporte no espaço urbano. “Uma das diversas intenções é mostrar que é possível usar a bicicleta como meio de transporte, desvinculando-a da prática esportiva”, conta a pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e criadora do Tweed Ride BH, Renata Aiala, lembrando que alguns trechos da Pampulha foram requalificados para privilegiar pedestres e ciclistas.
O passeio foi parte da programação da Semana da Mobilidade e do Dia Mundial Sem Carro, quando diversas atividades chamam atenção para a necessidade da humanização do trânsito, redução da velocidade e do uso dos automóveis em deslocamentos.
O próximo Tweed Ride BH Verão ainda não tem data marcada. Organizadores já adiantaram que o passeio terminará em algum local com piscina, onde os participantes possam nadar usando roupas de banho antigas, com o tradicional piquenique. Leia Mais
Tweed Ride BH celebra a primavera e o título mundial da PampulhaPrimavera começa neste sábado; meteorologistas divergem em previsãoCâmara aprova projeto que regulariza food bikesPampulha vai receber abraço em favor da cultura da paz no feriado Alvo de impasse, casas tombadas na Rua Congonhas são consumidas pelo tempo
O Tweed Ride foi criado em 2009 em Londres, quando um grupo de ciclistas resolveu pedalar resgatando vestimentas de inverno dos anos 20, 30 e 40, entre eles o tweed, um tecido de lã utilizado em estações frias.
O passeio batizado de Tweed Ride, ou Tweed Run, ganhou o mundo com a mesma mensagem: a bicicleta é uma forma elegante de se deslocar pela cidade. Em Belo Horizonte a primeira edição ocorreu em 2013.