O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) entraram com ação na Justiça para que a Mineradora Samarco e suas controladoras, Vale S.A. e BHP Billiton Brasil, readmitam todos os funcionários dispensados dos quadros da empresa por causa da paralisação de suas atividades em razão do rompimento da Barragem do Fundão. O acidente ocorreu em novembro do ano passado, em Mariana, Região Central, e matou 19 pessoas, provocando a maior tragédia ambiental do país.
Leia Mais
Governo libera construção de novo dique da Samarco em Bento Rodrigues, MarianaHerdeira acusa Samarco de invadir áreaRetomada da Samarco é possível e desejada por Minas Gerais, diz ministroJustiça proíbe vaquejada em Governador ValadaresAtingidos por tragédia em Mariana conseguem indenizações após acusar Samarco de omissãoSamarco entrega ao MP primeiro relatório sobre remoção de rejeitos de Bento RodriguesA ação foi distribuída na Justiça do Trabalho de Ouro Preto. De acordo com o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, o caso não pode ser analisado como uma dispensa comum de trabalhadores.
“Trata-se de repercussão direta do maior dano ambiental de nossa história, e como tal deve ser encarado. Os trabalhadores são verdadeiros atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão e não podem ser prejudicados por isso”, afirma o representante do Ministério Público, lembrando que o MPMG vem acompanhando as repercussões ambientais do desastre.
A Samarco informou, por nota, que o acordo relativo ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) foi uma solução construída com os sindicatos (Metabase Mariana e Belo Horizonte e Sindimetal ES). A empresa afirma ainda que 924 empregados aderiram voluntariamente ao PDV e já receberam os valores previstos no acordo.
Ainda de acordo com a mineradora, desde o rompimento da barragem a empresa vem fazendo o possível para manter sua força de trabalho, mesmo com suas operações suspensas.
Em relação à ação judicial, a empresa informou que aguardará ser notificada para se manifestar no processo.
(RG)
.