Uma manifestação realizada na manhã desta quarta-feira, provocou retenção no trânsito da Avenida Cristiano Machado, na Região de Venda Nova, em direção ao Centro.
O protesto é uma ação dos movimentos populares Rosa Leão, Esperança e Vitória que compõem ocupações na região do Isidoro, no Norte de Belo Horizonte e se concentra no Palácio da Justiça, no Centro de Belo Horizonte. Duas faixas da Avenida Afonso Pena, no sentido Bairro Mangabeiras, estão fechadas e ocupadas pelo grupo. As outras duas estão liberadas para o trânsito de carros.
A caminhada é contra a ameça de despejo de suas moradias, que será decidida em sessão da Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O julgamento do processo, por 22 desembargadores, vai decidir o futuro das 8 mil famílias que compões as três ocupações. De acordo com informações da assessoria de imprensa do TJMG, a sessão teve início por volta de 13 horas.
A coordenadora da ocupação Vitória, Eliene Veloso, reforça o objetivo da passeata: "Buscamos comover os desembargadores na decisão para manter nossa ocupação, que hoje é um bairro que abriga muitas famílias". Segundo a organização, cerca de 500 pessoas participam do protesto.