(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio atinge Parque Nacional da Serra da Canastra

Fogo começou na quarta-feira e se espalhou rapidamente na parte alta da reserva. Mais de 50 pessoas participam do combate neste sábado


postado em 01/10/2016 14:07 / atualizado em 01/10/2016 14:16

Linha de fogo na parte alta do parque: três portarias estão fechadas(foto: Parque Nacional da Serra da Canastra/ICMBio)
Linha de fogo na parte alta do parque: três portarias estão fechadas (foto: Parque Nacional da Serra da Canastra/ICMBio)
Um incêndio atinge a parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Neste sábado, mais de 50 pessoas trabalham no combate ao fogo, que começou na quarta-feira.

Segundo o chefe do parque, Fernando Tizianel, o fogo começou na quarta-feira uma região chamada Gameleira, que fica fora do parque, mas na quinta as chamas subiram pela Chapada da Canastra, que fica na parte alta do parque. O tempo seco e o vento contribuíram para que as chamas se espalhassem.

Tizianel informou que o combate às chamas mobiliza 55 brigadistas, um helicóptero do Previncêndio, duas aeronaves air tractor e outras duas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“A suspeita é de que (o incêndio) seja acidental, de alguma queimada controlada, ou de origem criminosa. Oficiamos a Polícia Federal para que seja feita uma perícia”, explica o chefe do parque.

Ainda segundo Fernando Tizianel, todas as três portarias da parte alta do parque (São Roque, distrito de Serra da Canastra e Sacramento) estão fechadas por tempo indeterminado. A entrada no parque é feita apenas pela portaria de acesso à cachoeira Casca D'anta, na parte baixa. O parque enviou um comunicado à região alertando sobre o fechamento das portarias. Funcionários nas estradas também orientam os visitantes.

(foto: Parque Nacional da Serra da Canastra/ICMBio)
(foto: Parque Nacional da Serra da Canastra/ICMBio)
O último incêndio de grandes proporções no Parque da Serra da Canastra ocorreu no início de agosto, quando cerca de 25 mil hectares de vegetação foram destruídos, segundo Tizianel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)