Dois homens foram presos em flagrante em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, jogando santinhos na porta de colégios eleitorais. De acordo com a 1ª Companhia Independente da cidade, uma viatura da Polícia Militar que estava encerrando o turno, às 5h40, se deparou com Túlio Medeiros de Marco, de 54 anos, e Éder Vinícius Marquezine, de 36, espalhando os panfletos.
Eles estavam a pé e foram abordados na Rua Padre Couto, próximo ao número 50, no Bairro Retiro. Os santinhos eram do candidato a vereador Walmir Braga (PSB). A polícia não sabe se a distribuição foi feita a mando do candidato ou de maneira espontânea.
É proibido fazer campanha no dia das eleições. Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), santinhos, folhetos, volantes e outros impressos só podem ser distribuídos até às 22h da véspera da eleição.
Por meio de nota, a assessoria do candidato informou que a postura dos dois homens contraria os preceitos praticados durante o período da campanha e que a ação causou estranheza e repulsa em todas as cerca de 80 pessoas contratadas e que trabalharam durante esse tempo. "O fato, se comprovado que ocorreu, terá sido uma ação isolada de pessoas que teriam agido por conta própria e em um momento de completa irresponsabilidade, sem qualquer orientação do candidato a vereador. O candidato espera isenção e discernimento dos fatos diante dos eleitores e das autoridades", diz a nota.
.