O período chuvoso começou com um alívio para os mineiros. Em setembro, Belo Horizonte teve chuva acima da média histórica. Na estação do Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul, o acumulado de água foi de 65,4 milímetros (mm), sendo que a média é de 40,5 mm. Mesmo assim, o Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da região metropolitana, teve queda no período. A partir desta terça-feira, são esperados temporais com acumulado que pode ficar entre 70 mm a 100 mm em BH e outras cidades da região.
Leia Mais
Bombeiros continuam buscas por homem que desapareceu depois de forte chuvaDefesa Civil alerta para pancadas de chuva em Belo Horizonte neste sábadoParentes de vítima de chuva forte em BH vivem entre a angústia e a esperançaHospital Júlia Kubitschek fica alagado durante a chuva em Belo HorizonteMesmo com chuva abaixo da média, Sistema Paraopeba recupera volumeChuva forte de hoje a quinta-feita põe Belo Horizonte à provaMesmo com o acumulado sendo superior a média histórica, os reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte seguem em queda. Dados divulgados pela Copasa mostram que 3 de setembro, o Sistema Paraopeba estava com 55,7% de sua capacidade total. Com o passar dos dias, foi caindo aproximadamente um ponto percentual, até chegar nesta segunda-feira com 53,8%.
A represa de Rio Manso, a maior do sistema, estava com 74,9% de sua capacidade em 3 de setembro. Nesta segunda-feira, está com 73,2%.
De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Puc Minas Tempo Clima, a recuperação dos reservatórios dependem de uma sequência maior de chuva. “Estamos vindo de uma sequência de três a quatro meses de período seco com eventuais períodos de chuva.
Temporal
Outubro vai começar com tempo instável em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. Um alerta foi divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) da capital mineira, devido ao risco de chuva forte a partir desta terça-feira. “Temos uma tendência de intensificação de áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva forte em grande parte de Minas Gerais, inclusive na Grande BH”, diz Heriberto dos Anjos.
A previsão, segundo o meteorologista, é de um acumulado de chuva entre 70 mm a 100 mm em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. “Podemos ter uma grande variabilidade espacial. Por exemplo, pode chover mais em Betim do que em BH. Mas, os temporais devem ser acompanhados por descargas elétricas e ventos que podem superar os 60 quilômetros por hora. Os moradores de áreas de risco devem tomar cuidado”, alerta Heriberto.
Além da Grande BH, cidades das regiões Sul, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Nordeste de Minas Gerais, também poderão ter chuvas fortes.