Jornal Estado de Minas

Justiça ouve duas vítimas e 15 testemunhas no processo sobre queda de viaduto

Mais duas vítimas e 15 testemunhas de acusação no processo que julga as responsabilidades pela queda do Viaduto Batalha do Guararapes foram ouvidos nesta sexta-feira pelo juiz da 11ª Vara Cível de Belo Horizonte, Marcos Henrique Caldeira Brant.

Algumas das testemunhas, por terem sido relacionadas pelo inquérito como indiciadas, foram ouvidas como informantes. Entre os ouvidos estavam operários, funcionários, encarregados pela obra e moradores do condomínio vizinho ao viaduto que desabou.

Cinco dos 11 réus compareceram à audiência, que começou por volta das 9h e terminou às 17h30. A próxima audiência de acusação será no dia 21. Não há previsão de quando será a audiência de testemunhas de defesa. O viaduto em construção desabou em 2014 e matou duas pessoas e feriu 21, na Avenida Pedro I, no Bairro Planalto, Região da Pampulha.

Na última audiência, realizada em 23 de setembro, 21 vítimas foram convocadas para depôr, mas apenas 14 foram ouvidas. Onze pessoas foram indiciadas pela queda do viaduto. Elas são acusadas pelo Ministério Público de causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de terceiros, na modalidade culposa (não intencional), qualificado por lesões corporais graves e morte, com o agravante de haver duas mortes e 21 feridos. A pena máxima é de 12 anos para cada envolvido.
.