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Remoção de quebra-molas usado por assaltantes na BR-381 não tem prazoProtesto por segurança interdita BR-381 por mais de duas horas, no Borba Gato, em Sabará Acidente entre carreta e caminhão mata duas pessoas na BR-040Os trechos mais perigosos são justamente onde há canteiros de obras e trevos em Sabará, Caeté, Roças Novas, Itabira, Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo. Baseados num posto de gasolina perto das obras de duplicação em Itabira, os taxistas que trabalham na região deixaram de circular pela rodovia depois das 21h. “A gente procura rotas alternativas porque a bandidagem está muito ativa quando escurece”, disse o taxista Valdeci Espíndola, de 51 anos.
“O principal golpe deles é bater na traseira do nosso carro, perto dos quebra-molas que tem na entrada de Itabira.
Os criminosos têm agido também no trevo de entrada para Barão de Cocais. O comerciante Guiomar Edson Pereira, de 41, conta que perto de seu restaurante, na beira da estrada, já ocorreram vários assaltos. “Há 30 dias um motorista foi assaltado passando pelos quebra-molas.
De acordo com o comerciante, uma recente troca no comando da Polícia Militar na região trouxe melhoras. “A situação estava tão grave que deslocaram mais policiais para dar segurança. Mas, ainda assim, trafegar aqui de noite é muito perigoso. Outra reclamação que temos ouvido muito é dos donos de fazendas na beira da BR e que estão tendo o gado levado”, narra Guiomar.
ATAQUE A CAMINHÃO Funcionário de um restaurante na subida da serra de São Gonçalo do Rio Abaixo, Enildo Emílio de Freitas, de 48, já perdeu a conta dos assaltos a caminhões que viu na rodovia federal. O último deles quase provocou uma tragédia quando homens armados num Volkswagen Fox emparelharam com um caminhão tipo baú para roubar a carga do veículo, em março. “O motorista do caminhão pulou para fora da cabine com o veículo em movimento e correu para o mato para se salvar.
Em Caeté, onde um viaduto é erguido, os quebra-molas e estreitamentos de pista fazem com que o trânsito seja lento e longas filas se formem. Durante o dia, na descida, o trânsito chega a fluir abaixo de 10 km/h, o que facilita a ação dos bandidos. Os engarrafamentos em Sabará e em trechos de Belo Horizonte, após a Vila da Luz, também tornam motoristas alvos de ladrões oportunistas que, depois de cometer crimes, se escondem nas comunidades próximas ou fogem em motocicletas..