Mais uma escola estadual foi invadida nesse fim de semana em Minas Gerais. Além da Unidade de Educação Infantil (Umei) em Belo Horizonte, a Escola Estadual Cristiano de Souza também foi alvo de criminosos, em Lavras, no Sul de Minas.
De acordo com João Bosco Alves, diretor da instituição, vários objetos foram roubados e outros quebrados. O diretor desconfia que os ladrões conheciam o funcionamento da escola, pois teriam entrado pelo portão da quadra e ido até à secretaria da escola, onde fica o quadro de chaves. Com elas, abriram as portas para entrar nas salas. As que não foram abertas com chave, foram arrombadas.
Leia Mais
Umei é arrombada em Belo Horizonte e mantimentos são roubadosRoubo em escola de MGArmários de professores são arrombados em escola de ContagemAs câmeras de segurança foram tampadas pelos criminosos, que utilizaram sacos de papel para impedir as gravações. O equipamento responsável pelo armazenamento das imagens teve os fios cortados e também foi levado.
Ainda segundo João Bosco, a escola, que conta com 430 alunos do ensino básico ao ensino médio, já tinha sido roubada outras vezes: “O último roubo foi há cerca de dois anos, mas nenhum aconteceu com essa intensidade”, lembrou.
As atividades previstas para a manhã dessa segunda-feira foram realizadas na quadra da escola enquanto a Polícia Militar e a perícia da Polícia Civil atuavam na inspeção das salas invadidas. “As aulas seguem normalmente nesta tarde e o setor de Serviços Gerais da escola já está atuando na troca das portas. Foi preciso pedir autorização à Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo para reparos emergenciais”, afirmou o diretor da escola.
Além dos roubos, foram registrados estragos em portas e escaninhos.