A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu nesta segunda-feira um prêmio concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) relacionado a uma iniciativa para reestruturar o tráfego no Hipercentro da capital mineira.
O programa Mobicentro, desenvolvido pela BHTrans, foi o vencedor do prêmio Governarte, na categoria “Segurança no Trânsito em Ação”. A entrega do troféu ocorreu em Quito, no Equador, durante o painel “Não há Agenda Urbana sem Mobilidade Segura”, na Conferência Habitat III, comandada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Marcio Lacerda e o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. O Mobicentro está reorganizando a lógica de trânsito no Hipercentro de BH, destinando mais tempo de travessia aos pedestres nos cruzamentos e também privilegiando a circulação do transporte público.
A iniciativa vem alterando movimentos tradicionais em BH desde 2013, como a circulação na Rua da Bahia e o tráfego nas praças Sete e da Estação.
REDUÇÃO DE MORTE Segundo a BHTrans, todas as modificações na área central contribuíram para uma redução do número de mortos no trânsito na cidade, passando de 9,1 mortos a cada 100 mil habitantes em 2011 para 7,11 óbitos para o mesmo grupo de habitantes em 2014. Ainda de acordo com a BHTrans, o Mobicentro também tem forçado a redução da emissão de gás carbônico no meio ambiente.
O programa Mobicentro, desenvolvido pela BHTrans, foi o vencedor do prêmio Governarte, na categoria “Segurança no Trânsito em Ação”. A entrega do troféu ocorreu em Quito, no Equador, durante o painel “Não há Agenda Urbana sem Mobilidade Segura”, na Conferência Habitat III, comandada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Marcio Lacerda e o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. O Mobicentro está reorganizando a lógica de trânsito no Hipercentro de BH, destinando mais tempo de travessia aos pedestres nos cruzamentos e também privilegiando a circulação do transporte público.
A iniciativa vem alterando movimentos tradicionais em BH desde 2013, como a circulação na Rua da Bahia e o tráfego nas praças Sete e da Estação.
REDUÇÃO DE MORTE Segundo a BHTrans, todas as modificações na área central contribuíram para uma redução do número de mortos no trânsito na cidade, passando de 9,1 mortos a cada 100 mil habitantes em 2011 para 7,11 óbitos para o mesmo grupo de habitantes em 2014. Ainda de acordo com a BHTrans, o Mobicentro também tem forçado a redução da emissão de gás carbônico no meio ambiente.