Leia Mais
Copam confirma multa de R$ 112 milhões à Samarco pela tragédia de MarianaAdolescente que matou ex-namorado em Araxá teve ajuda no crime Com dívidas vencidas, Samarco tem pedido de recuperação judicial na gavetaMPMG pede condenação da Samarco por danos espeleológicos causados pela lama de FundãoNova onda de lama de Mariana que pode ser carregada pela chuva preocupa Ibama Atraso de obras para conter rejeitos da tragédia de Mariana preocupa IbamaVeja mais detalhes sobre a denúncia que levou 26 ao banco dos réus pelo desastre em MarianaPresidente da BHP Billiton adia saída por desastre ambiental em MarianaPolícial prende 29 acusados de tráfico de drogas no Norte de MinasSamarco critica MP por 'desconsiderar depoimentos' e afirma que não sabia de riscosVale reage a denúncia sobre Mariana e diz que agirá para comprovar inocênciaEntre os denunciados estão o então diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e representantes do conselho da mineradora por indicação da BHP e Vale. Quatro empresas também são denunciadas na ação. Samarco, Vale e BHP Billiton são acusadas de nove crimes ambientais. Já a consultoria VogBR e o engenheiro Samuel Loures são acusados de apresentação de laudo ambiental falso.
Eles estão sendo acusados ainda pelos crimes de inundação, desabamento e lesões corporais graves, todos com dolo eventual. As 21 pessoas ainda foram denunciadas por crimes ambientais, os mesmos que são imputados às empresas Samarco Mineração S.A., Vale S.A. e BHP Billiton Brasil.
As corporações vão responder por nove tipos de crimes contra o meio ambiente, que envolvem crimes contra a fauna, a flora, crime de poluição, contra o ordenamento urbano e patrimônio cultural. Samarco e Vale ainda são acusadas de três crimes contra a administração ambiental. No total, as três empresas, juntas, vão responder por 12 tipos de crimes ambientais.
Recebida a denúncia, os acusados podem ir a júri popular e serem condenados a até 54 anos de prisão, além do pagamento de multa, de reparação dos danos ao meio ambiente e daqueles causados às vítimas da tragédia.
Vale reagiu à denúncia sobre Mariana e diz que agirá para comprovar inocência