Leia Mais
Corpos de vítimas de acidente na BR-040, em Juiz de Fora, são identificados e liberadosAcidente com carreta e ônibus de BH deixa seis mortos na BR-040Batida entre carro e caminhão mata mulher na BR-040BR-040 é liberada quatro horas e meia após acidente com caminhão-tanqueCaminhão-tanque pega fogo e interdita a BR-040 em CongonhasAcidente entre carreta e caminhão mata duas pessoas na BR-040Obras vão fechar parcialmente a BR-040 no Bairro Jardim CanadáAlgumas medidas chegaram a ser tomadas para tentar diminuir as ocorrências entre o Condomínio Alphaville e o pedágio de Itabirito, como a diminuição da velocidade máxima permitida no trecho.
Morador há 20 anos do Condomínio Retiro do Chalé, Alexandre afirma que a situação piorou com o aumento da movimentação na região. “Há muitos anos que vêm acontecendo acidentes, mas, com aumento do fluxo na região devido à chegada de mais moradores aos condomínios, está só piorando”, afirma.
A cobrança por segurança na região também parte de José Guilherme de Vasconcelos Capanema, de 63, que mora há sete anos no Condomínio Alphaville. “Peguei os dados publicados pela Via 040 e vi que grande parte dos acidentes que ocorrem no trecho mineiro da rodovia estão em um percurso de aproximadamente 18 quilômetros, o que é um verdadeiro absurdo. Esse trecho é justamente entre o Alphaville e a praça de pedágio”, contou.
Na última semana, uma mulher morreu ao passar pelo trecho. Ela estava em um carro que bateu de frente com um caminhão no km 567, entre Nova Lima e Brumadinho.
Para tentar pressionar a concessionária que administra a rodovia e as autoridades a tomarem medidas para evitar os acidentes, moradores de condomínios colocaram o abaixo-assinado na internet. Em apenas um dia, 1.327 assinaturas foram coletadas. “Pedimos que seja feita a duplicação da rodovia até o trevo de Ouro Preto. Queremos também a instalação de uma barreira para separar os dois sentidos, pois a maioria dos acidentes ocorre com veículos que invadem a contramão e atingem outros de frente”, comenta Alexandre Rattes.
Empresa diz que espera licenças
A Via 040 afirma que medidas de segurança no trecho criticado pelos moradores estão dentro do projeto de modernização da 040. Porém, ainda não há data para que sejam realizadas, por causa do licenciamento ambiental. “A Via 040 está preparada para executar as obras de duplicação tão logo as licenças sejam recebidas.
Segundo a concessionária, como parte das mudanças previstas entre o Viaduto da Mutuca (km 545) e as proximidades da praça do Pedágio 9, em Itabirito (km 578), está a implantação de sete dispositivos de retorno em desnível, projetados também para permitir a travessia de pedestres. Um deles será na altura do km 567, usado como acesso ao Retiro do Chalé. “A estrutura proposta pretende transformar o dispositivo atual em um trevo completo, ou seja, permitirá ao motorista realizar todos movimentos (sentido Rio de Janeiro e Belo Horizonte) sem cruzar a pista principal. O novo trevo encontra-se em fase de detalhamento do projeto executivo”, acrescentou a empresa..