Jornal Estado de Minas

Trecho da BR-381, em Betim, terá simulado de acidente com com produto perigoso

Equipes da Autopista Fernão Dias, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participam, na tarde desta sexta-feira, da simulação de um aciente com produto perigoso. O treinamento será realizado às 14h no canteiro central do km 489 da BR-381, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O objetivo é capacitar e integrar as equipes para este tipo de situação e ampliar a abrangência de atendimento ao plano de contingência da Autopista. Cerca de 70 pessoas irão participar do treinamento.

Segundo a concessionária que administra a rodovia, no cenário, será simulado um engavetamento envolvendo um veículo pesado transportando gasolina, seguido de vazamento do produto e outros quatro veículos.

O exercício começa no momento em que a informação do acidente chega ao Centro de Controle Operacional (CCO) e os operadores acionam os recursos necessários para o atendimento. Com a chegada das equipes de emergência no local, são tomadas as primeiras providências para o andamento da operação, como sinalização, isolamento da área e atendimento às vítimas. .