Os eventos que podem comprometer o trânsito em Belo Horizonte não poderão ser realizados no fim de semana de 5 e 6 de novembro. Nestes dias, será aplicada a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A determinação foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município (DOM).
A portaria entra em vigor na data desta publicação. As punições que podem sofrer os organizadores do evento não foram mencionadas no texto.
Ocupações
Um problema que pode acontecer durante as aplicações das provas do Enem são as ocupações das escolas em protesto contra a reforma do ensino médio e o congelamento dos gastos públicos. Somente em Minas Gerais são ao menos oito instituições de ensino que recebem a manifestação, sendo sete em Belo Horizonte e outra em Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata.
As escolas vão continuar ocupadas durante o segundo turno das eleições. A decisão foi tomada na quarta-feira em uma reunião entre representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público e do movimento estudantil. Elas receberão normalmente os eleitores no domingo, data da votação. Não há previsão para a saída dos manifestantes.