(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crianças projetam sonhos na criação de maquetes para cidades do amanhã

O trabalho foi coordenado pela artista plástica Candy Chang, com 82 crianças de creche apoiada pela Jornada Solidária


postado em 29/10/2016 06:00 / atualizado em 29/10/2016 07:53


Uma cidade onde todos são alegres, as ruas são coloridas e as pessoas podem sair de casa pelas janelas dos seus apartamentos, descendo por escorregadores que dão direto em uma piscina. Esse mundo de fantasia faz parte do imaginário de 82 crianças da creche Sementes do Amanhã, no Bairro São Francisco, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, que ontem deram forma ao local onde sonham viver. Os meninos e meninas, de 4 e 5 anos, criaram com material reciclável sua “Cidade em Miniatura”, de olhos atentos na artista tailandesa e americana Candy Chang e curiosos com o idioma inglês falado pela artista. Ela está em Belo Horizonte desde quarta-feira, quando inaugurou o painel Before I Die, ponto alto do Festival da Gentileza, na Praça da Liberdade, que segue até amanhã. A atividade na unidade infantil e a abertura do painel fazem parte da agenda da artista, que hoje visita o Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, antes de voltar para os Estados Unidos, no domingo.


A ideia de fazer o escorregador saindo do último andar do prédio projetado a partir de uma caixa de leite foi da pequena Geovana Vitória de Lisboa, de 5 anos. Ela conta que sempre teve vontade que assim fossem os prédios na cidade. “Só vejo no clube, que tem um escorregador que vai para a piscina. Achei legal poder criar um prédio assim”, conta a menina, que teve a aprovação de Candy em seu projeto final. “Este está sendo um momento muito rico. Não tenho experiência de trabalho com crianças e nessa atividade estou percebendo o quanto elas têm um imaginário divertido, são criativas e abertas ao novo”, disse Candy, destacando um dos trabalhos: “Uma garota me mostrou uma árvore de beijos, que ela criou. Estava linda!”.

A visita da artista à creche Semente do Amanhã é um projeto realizado pela Fundação Assis Chateaubriand, pela Embaixada Americana e pela empresa Do Brasil, com apoio do jornal Estado de Minas e do Grupo Diários Associados, todos parceiros do Festival Gentileza. A creche, que trabalha com 160 crianças, de 2 a 5 anos e 9 meses é atendida pela Jornada Solidária, programa de responsabilidade social dos Associados.


Segundo a diretora de Espaços Americanos no Brasil da Embaixada Americana, Sarah Borenstein, o convite dos organizadores para trazer Candy foi prontamente aceito, diante da relevância do trabalho da artista e pela proposta do Gentileza. “A ideia de trabalhar para uma cidade mais saudável, sustentável, onde se possa sonhar e fazer esses sonhos acontecerem nos causa muito entusiasmo”, disse. Ela ainda elogiou a interação dos alunos com a atividade. “Estamos muito felizes de ver essas crianças criando um lugar onde gostariam de viver e de perceber que esse local é feliz, alegre.”


A atividade com os seis grupos de crianças contou com a participação de professores e monitores da escola. Eles usaram tintas, papel cartão, cola e outros materiais para criar casas, carrinhos, aviões, pessoas, animais e tudo o que a criatividade permitisse, sobre maquetes montadas em placas de madeirite. “Essa atividade de hoje tem um valor especial. Estamos honrados com a escolha e com a visita da artista Candy para trabalhar o tema da sustentabilidade, que tem relação direta com o nome da nossa creche”, disse a diretora Cleonice Francisca da Costa.


Segundo ela, o assunto também é tratado com os pequenos em projetos da unidade, com orientações a respeito do lixo, da preservação do meio ambiente e da água. A diretora ainda chamou atenção para a curiosidade das crianças com o idioma falado por Candy. “Uma das crianças perguntou por que ela falava diferente. Mesmo com intérprete, eles não desgrudavam os olhos dela”, disse.


Candy também ficou satisfeita com o resultado. A americana, que há mais de uma década cria experiências artísticas e de design em diversas cidades, na forma de instalações interativas, tem vasto trabalho no planejamento urbano. “Faço muita arte pública e entendo que esse espaço tem relação com nossa condição de saúde, nossa confiança. E vejo que ainda há muitas barreiras nesses espaços. O que tento é conectar as pessoas, quebrar esses obstáculos, geralmente com visões lúdicas e profundas de como podemos nos conectar aos outros e refletir sobre a vida urbana”, explica a artista, ao falar sobre seu trabalho.

Alterosa no Parque

O Parque Lagoa do Nado será palco hoje, entre as 9h e as 13h, da comemoração da TV Alterosa pelo mês das crianças. Muitos brinquedos, todos gratuitos, estarão montados na rua de lazer – cama elástica, balão pula-pula e tobogã, além de brincadeiras lúdicas. Quem quiser um visual diferente poderá participar da oficina de pintura de rosto. A criançada ainda terá outros motivos para se divertir. Haverá oficina de circo, com aulas de acrobacia no solo, malabarismos, monociclo e movimentos no trapézio. O Alterosa no Parque tem parceria do Centro Universitário Una, que leva o Viva a Praça Una para o evento. E há mais atrações: avaliação nutricional para crianças, adultos e idosos; medição de pressão arterial, massagem rápida e cultivo de hortaliças em espaços pequenos. A entrada será pela portaria 2, na Rua Ministro Hermengildo de Barros, 904, no Bairro Planalto, em BH.

Festival gentileza hoje

Praça da Liberdade
9h às 10h: Kundalini Yoga
10h às 22h: Portal da gentileza, Before I die, piquenique, feira de produtos sustentáveis, gastronomia e artesanato
10h às 14h: Feira de adoção de animais,
oficinas infantis
11h: Fancy Trio
14h: Oficina com materiais recicláveis.
14h: Show do Trio Bola Preta
15h: Oficina de horta em garrafas PET
16h: Maíra Rodrigues. Projeto Dançando na rua
18h às 22h: Videopoemas
19h: Show do Quinteto Radio Swing e do grupo Be Hoppers (dança)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)