O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, quer retomar, ainda neste ano, as obras para fechar a Rua Cláudio Manoel na altura da Praça Benjamin Guimarães, também conhecida como ABC, no cruzamento com as avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas, Bairro Funcionários, Centro-Sul de Belo Horizonte. Esse é o último eixo do Mobicentro na Avenida Afonso Pena, que já teve outras quatro intervenções desde o início do programa. Porém, o projeto foi interrompido diante de reação contrária da população local, insatisfeita com a nova configuração. O projeto prevê o fechamento da Cláudio Manoel e desvio do trânsito em direção à Savassi e ao Centro para a Rua Piauí e Avenida Getúlio Vargas. Com a mudança, a Piauí deixaria de ser uma via local e passaria a receber tráfego de passagem, enquanto o último quarteirão da Cláudio Manoel antes da Praça ABC viraria um trecho local.
Leia Mais
PBH suspende intervenção na Praça ABCBHTrans suspende obras do Mobicentro na Praça ABC após reunião com moradoresBHTrans consegue licença ambiental e vai continuar mudanças na Praça ABC Mudanças na Praça ABC recebem parecer favorável Trânsito será alterado em cinco regiões de Belo Horizonte nesta semanaMais quatro intervenções no trânsito serão feitas na Região Centro-SulMudanças no trânsito na Savassi vão focar pedestreEm agosto, a BHTrans suspendeu as intervenções, sob o argumento que estava estudando as sugestões feitas pela população. Houve também manifestação no local, em que moradores levaram faixas denunciando não ter havido diálogo para mudar a configuração do tráfego na região. Segundo Maria Inês Valadares, de 67 anos, moradora da Rua Piauí, a BHTrans ficou de mostrar à comunidade os motivos e benefícios das mudanças. “Uma reunião com a presença do Ministério Público deve ocorrer depois de 16 de novembro, quando a promotora volta de férias. Acho que essa mudança vai causar um novo gargalo no cruzamento da Piauí com a Getúlio Vargas e vai piorar muito a circulação na região”, avalia.
Segundo a BHTrans, quatro sugestões foram feitas ao projeto, sendo que uma delas seria sinalizar a Rua Piauí de forma a dividir o tráfego em direção ao Centro e rumo à Savassi.