Moradores de Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, na Região Central de Minas, voltam nesta quarta-feira, Dia dos Finados, ao lugarejo devastado pela tragédia que matou 19 pessoas com o rompimento da Barragem de Fundão, para rezar pelos seus mortos.
A celebração do Dia dos Finados será na Igreja Nossa Senhora das Mercês, que fica na parte alta e não foi atingida pelo mar de lama que provocou o maior desastre ambiental do país, que completa um ano no próximo sábado.
Leia Mais
Depois de quase um ano de tragédia em Mariana, pesca é proibida no Rio Doce em MinasDefesa Civil nacional verifica implantação de sistemas de alertas na região de MarianaPraça interditada por lama de barragem em Mariana será reinaugurada em Barra LongaSegundo Sandra, a missa dos finados já era uma tradição em Bento Rodrigues, com todos os participantes levando flores para os seus parentes mortos. O Dia dos Finados deste ano, segundo ela, será uma homenagem especial às pessoas que perderam a vida com o rompimento da barragem.
Depois da tragédia, o cemitério de Bento Rodrigues recebeu mais três corpos. Eram sobreviventes da lama que tinham ido morar em Mariana e que manifestaram desejo de serem sepultados no antigo lugarejo, onde sempre viveram.
“Morreram o Henrique, a Sueli e um rapaz conhecido por Mudinho. Seu Henrique morreu de desgosto. Ele tinha um terreno enorme dentro de Bento Rodrigues e morava sozinho. Criava vacas e vendia leite. Perdeu tudo e foi morar em Mariana.
No sábado, cerimônias cívica e religiosa serão celebradas no Centro de Convenções de Mariana, às 16h, com homenagens a voluntários que prestaram serviços relevantes durante a tragédia.
Na ocasião, o prefeito Duarte Junior vai apresentar um balanço das ações e doações recebidas pelo município. Às 19h, uma missa será celebrada na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Às 17h30 de domingo, a Força Aérea Brasileira fará uma homenagem ao povo brasileiro pela solidariedade prestada com a tragédia e mostrar ao mundo que é preciso seguir em frente.
A Esquadrilha da Fumaça vai sobrevoar a cidade fazendo o show de acrobacias. O evento acontece no Parque de Exposições da Mina Del Rey e a entrada é franca.
A Escola Municipal Bento Rodrigues apresentará a exposição do "Projeto Bento Rodrigues: Nossa história, nossa vida". O trabalho dos alunos, professores e equipe pedagógica da escola resgata memórias do subdistrito. Será no sábado, no Centro de Convenções de Mariana. Os alunos vão apresentar vídeos em homenagem às vítimas da tragédia e ao União São Bento Futebol Clube .