Jornal Estado de Minas

Motorista do Uber é rendido e obrigado a levar criminoso para série de assaltos em BH

Um motorista do Uber viveu momentos de terror em Belo Horizonte. O homem foi abordado por um criminoso armado quando acabava de fazer uma corrida no Bairro Gutierrez, na Região Oeste. A vítima foi obrigada a dirigir por alguns quilômetros enquanto o assaltante abordava pedestres pelas ruas. Celulares e dinheiro foram levados das pessoas. A Polícia Militar (PM) conseguiu chegar até uma oficina mecânica que seria imóvel do ladrão, porém ele não foi encontrado. Alguns pertences levados por ele foram recuperados. O jovem ainda é procurado.

A série de crimes aconteceu no último sábado.
De acordo com a PM, a vítima havia acabado de deixar um passageiro no Bairro Gutierrez quando foi abordado por um criminoso armado. Ele foi rendido e obrigado a dirigir o carro, um Ford Fiesta cinza, por ruas e avenidas do Bairro Prado. Durante o trajeto, o suspeito cometeu uma sequência de roubos.

A primeira vítima roubada era um jovem. Ele teve o celular e R$ 260 levados pelo criminoso. Em seguida, dois adolescentes foram abordados em outro ponto do bairro. Segundo a PM, eles também tiveram os telefones levados.
A última vítima estava na Avenida Amazonas e também perdeu o aparelho celular.

O criminoso fugiu depois dos assaltos. Uma das vítimas conseguiu localizar, por meio de um aplicativo, onde estava o celular roubado. Ele acionou a PM que chegou até a oficina no Bairro São Caetano, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No imóvel, foram encontrados os celulares roubados, uma réplica de arma de fogo, roupas semelhantes a descrita pelas vítimas como sendo do suspeito e um documento de identidade.

Segundo a PM, as vítimas conseguiram identificar o suspeito através da foto do documento. Testemunhas contaram que o homem reside e trabalha no local. Porém, ele ainda não foi encontrado.

Empresa afirma que oferece mecanismo de segurnça aos parceiros


O Uber, por meio de nota, explicou que sua plataforma tem camadas de tecnologia que agregam segurança antes, durante e depois de cada viagem.
No caso dos motoristas, antes de iniciar qualquer viagem, todos os usuários da Uber devem necessariamente se cadastrar na plataforma.

Ainda, segundo o comunicado, os motoristas parceiros contam com um número de telefone 0800 para casos de emergência. “Além disso, na Uber não existem viagens anônimas - todas as viagens são rastreadas utilizando GPS”, destaca.

“Os parceiros contam também com uma equipe de suporte que analisa todos os incidentes, caso a caso. Mais que isso, em casos de investigações policiais colaboramos com as autoridades nos termos da lei, fornecendo dados e informações de viagens e usuários”, completa a nota. .