Belo Horizonte ganhou nesta terça-feira o seu 6º Centro de Educação Ambiental (CEA), no Parque Amílcar Vianna Martins, na Rua Cobre 114, no Bairro Cruzeiro, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o espaço “é voltado para a democratização de informações ambientais, tendo como fio condutor a Agenda 21, cujos processos pedagógicos compreendem a sensibilização, a conscientização e mobilização da comunidade associados aos aspectos sociais e econômicos.”
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o parque ofecece agora atividades como trilhas ambientais pedagógicas, oficinas de argila e de aproveitamento de materiais reciclados, vai repassar noções de agricultura urbana, plantio e cultivo de ervas medicinais, "além de facilitar o acesso a um ambiente destinado às práticas sustentáveis", afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Vasco Araujo, os Centros de Educação Ambiental são fundamentais para o aprendizado e para a conscientização ambiental. “Esse espaço vai receber diversos grupos, incluindo idosos, pessoas em situação de risco e, especialmente, a comunidade escolar. Esperamos que o conhecimento dos técnicos e colaboradores sejam repassados para toda a comunidade belo-horizontina”, disse Vasco.
A Ecoteca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também foi reinaugurada nesta terça-feira no Parque Amílcar Vianna Martins. Trata-se de uma biblioteca e uma videoteca especializadas em temas ambientais. O acervo conta com cerca de 5 mil itens que dão suporte aos profissionais de diferentes programas desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, mas que também estão acessíveis para a população.
A Ecoteca fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3246-0556 ou pelo e-mail ecoteca@pbh.gov.br..