Os torcedores que vão acompanhar o clássico internacional entre Brasil e Argentina no Mineirão, nesta quinta-feira às 21h45, em jogo válido pelas eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2018, devem se programar para chegar com antecedência ao estádio. Serão criados postos de verificação na região para controlar a chegada e saída de profissionais e pessoas que tenham ingressos para assistir a partida. Por causa disso, poderá ter filas nas chegadas ao Gigante da Pampulha. Serviços exclusivos de ônibus serão colocados em operação. Um esquema especial de trânsito foi montado e vai contar com 160 agentes da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar (PM). Restrição para estacionar no entorno do Mineirão começa na madrugada.
Os postos de verificação serão montados em quatro pontos ao redor do estádio. Eles estarão na esquina entre a Avenida Carlos Luz com Avenida Alfredo Camarate, na Avenida Otacílio Negrão de Lima com Coronel Oscar Paschoal, na Avenida Abrhão Caram com Alameda das Princesas, e o última na Avenida das Palmeiras próximo a Avenida Coronel José Dias Bicalho.
Segundo a BHTrans, os postos entram em operação a partir das 17h45, quatro horas antes do jogo. Dos pontos citados acima até o estádio, só poderão circular veículos credenciados, pessoas autorizadas e torcedores com ingresso. Os moradores que moram na região terão acesso pelo ponto de verificação da Avenida das Palmeiras próximo a Avenida Coronel José Dias Bicalho. Eles devem levar comprovante de endereço e documento de identificação com foto.
Comerciantes e funcionários de escritórios também terão acesso pelo mesmo posto de verificação. Eles serão liberados depois que a Polícia Militar verificar uma listagem, previamente elaborada com os nomes dos empregados em cada um dos pontos comerciais no trecho da Avenida Abrahão Caram, entre as alamedas das Princesas e Palmeiras. Será necessária a apresentação de documento de identidade com foto.
Uma rota exclusiva para pedestres, com gradis e sinalização indicativa para o estádio e o terminal do Move, será criado. Nele, as pessoas poderão caminhar com mais espaços e segurança. Somente pedestres com ingresso terão acesso ao local. Os corredores vão ficar na Avenida Abrahão Caram e na Avenida Carlos Luz. Torcedores com mobilidade reduzida vão contar com um veículo que os levarão até o estádio. Os carros estarão em todos os pontos de verificação.
Transporte coletivo
Ônibus do Move serão disponibilizados para os torcedores que seguirão para o Mineirão. A linha 55 vai partir da Estação Rio de Janeiro (plataforma 1B), na Avenida Santos Dumont, Centro, a partir das 18h15. O destino final será a Avenida Coronel José Dias Bicalho, que fica a 500 metros. As partidas dos ônibus serão monitoradas por agentes conforme a demanda de torcedores na estação. Depois da partida, os veículos vão aguardar os torcedores no Terminal Move. O transporte será realizado até 1h45. O preço da passagem é de R$ 3,70.
Os passageiros podem embarcar no veículo para ir ao estádio nas estações Move Rio de Janeiro, SENAI, São Francisco, UFMG e Coronel José Dias Bicalho. Outra opção para ir até o estádio é embarcar na Linha Move 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) nas estações MOVE Rio de Janeiro, na Avenida Santo Dumont, MOVE Carijós, na Avenida Paraná, e ao longo das estações na Avenida Antônio Carlos. Nesses casos, o torcedor deve desembarcar nas Estações de Transferência UFMG e Mineirão.
No retorno do estádio para o centro, a opção é a linha MOVE 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais). Os torcedores com destino à região Norte poderão contar com as linhas 51 e 52, em direção à Estação Pampulha. As estações UFMG e Mineirão irão operar até às 2h. Os usuários também contam com outras linhas do serviço regular de transporte coletivo que terão embarque e desembarque na região do Mineirão: Linha MOVE 63 (Estação Venda Nova/ Lagoinha); Linha MOVE 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz); Linha MOVE 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho – via Carlos Luz); Linha MOVE 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha); Linha MOVE 5250 (Estação Pampulha/ Betânia); Linha MOVE 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José); Linha MOVE 6350 (Estação Vilarinho/ Estação Barreiro Via Anel); Linha MOVE 5106 – (Bandeirantes/ BH Shopping); Circulares 503 e 504 (Santa Rosa/ Aparecida/ São Luís); Suplementares 51 (Circular Pampulha), 53 (Confisco/ Pampulha/ São Gabriel), 54 (Dom Bosco/ Shopping Del Rey).
Estacionamento
Somente veículos credenciados e identificados terão acesso no entorno do Mineirão. A operação de trânsito no entorno do estádio começará a partir da 0h01 no dia do jogo, quando ficará proibido o estacionamento ao longo das áreas de restrição. Na Orla da Lagoa da Pampulha, entre Igreja São Francisco de Assis e Avenida Santa Rosa, o estacionamento ficará proibido, nos dois sentidos.
Os moradores e comerciantes do Bairro São José terão acesso ao bairro pela Alameda das Acácias e algumas vias terão proibição de estacionamento. Os moradores não deverão deixar os veículos na via, mas estacioná-los nas garagens. Veículos estacionados nas áreas de restrição serão removidos.
O acesso ao estacionamento do Mineirão está acondicionado a veículos credenciados e a torcedores que adquiram o ingresso e o ticket estacionamento (vendidos no site da CBF). Apenas com o ingresso não será permitido o acesso.