Leia Mais
Acidente no Anel Rodoviário mata uma pessoa em BHMoradores queimam pneus para bloquear Anel Rodoviário em Belo HorizonteHomem é preso com revólver e dirigindo no Anel Rodoviário sem CNHVida às margens do Anel Rodoviário é perigo para motoristas e pedestresNova onda de invasões aumenta os perigos no Anel RodoviárioChuva provoca lentidão no trânsito e risco de transbordamento de córrego em BHInvasões plantam vilas às margens da Avenida Antônio CarlosFamílias ocupam prédio da Conab em BH e reivindicam cestas básicasPerigo das ocupações às margens do Anel é tema de audiênciaDepois de dois anos, mortes voltam a subir no Anel Rodoviário de BHBombeiros fazem corte de árvore com risco de queda no Anel RodoviárioRemoção de árvore vai interditar o Anel Rodoviário no próximo domingoEquipes se mobilizam para que Kalil não seja surpreendido por enchente no dia da posseGrupo da PBH realiza mês da conscientização no combate à dengueBR-040 e MG-050 terão operação especial de trânsito no feriado da Proclamação da RepúblicaMinas Gerais terá mais chuva nos próximos meses, diz CemigDefesa Civil emite alerta de chuva em Belo Horizonte até sexta-feira
O Anel tem dois principais pontos de alagamento. Um deles é o km 467, próximo ao Shopping Del Rey, onde há muitos anos não são registradas ocorrências, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Outro é o km 537, embaixo do pontilhão da Avenida Tereza Cristina, no Barro das Indústrias, na Região Oeste, onde o trânsito parou na sexta-feira. Como reflexo, o já sobrecarregado tráfego da capital parou, formando filas de automóveis que somaram 140 quilômetros.
Para agravar o problema, além das moradias irregulares, o km 537 passou a sediar um bota-fora clandestino, onde se acumulou uma verdadeira montanha de lixo. São resíduos amontoados, apontados por comerciantes do entorno e pelos órgãos responsáveis pela via se não como o causador da inundação, como a gota d’água para que ela ocorresse.
Na última segunda-feira, a lama remanescente nas marginais mostrava que a água chegou a uma altura de pelo menos 1,2 metro. Responsável pelo policiamento no trecho de 26 quilômetros do Anel Rodoviário, o tenente Pedro Henrique Barreiros, da PMRv, explica a combinação para tanto transtorno.
A quantidade realmente impressiona: uma montanha de lixo de todo tipo, com pelo menos 20 metros de altura contendo entulho e restos de vegetação bem visíveis. O portão de acesso ao lote chegou a ser arrombado pelos detritos, que chegavam a um passo de alcançar a via. Uma retroescavadeira tirava os resíduos da entrada e os jogava por cima do telhado do que já teria sido escritório do lixão. “Chega caçamba a todo momento despejando lixo. Outro dia, foi laranja podre.
A Via 040, concessionária responsável pelo sistema viário em um trecho de 10 quilômetros do Anel Rodoviário (km 433 ao 453), inclusive pelo ponto de registro do alagamento, informou ter notificado a Administração Regional Oeste da Prefeitura de BH em 29 de setembro sobre o despejo irregular de esgoto doméstico no sistema de drenagem da rodovia, além de dar ciência ao órgão sobre o acúmulo de lixo e detritos entre os kms 536 e 537, situações causadas pelas ocupações irregulares, conforme informou a assessoria de imprensa. “O documento especifica os riscos aos usuários gerados pela situação, caso do alagamento das pistas em caso de chuva”, informou, em nota.
Sobre o sistema de drenagem, a Via 040 disse manter equipes exclusivamente na manutenção e revitalização do complexo de toda a BR-040 e que, no caso do Anel Rodoviário, as atividades de limpeza e desobstrução ocorrem em ciclos permanentes de 10 dias corridos. “Os serviços executados periodicamente incluem limpeza e desobstrução de bueiros, meio-fio, sarjeta e valetas”, informa. A concessionária destacou, no entanto, que o volume de chuva da última sexta-feira foi atípico e que a água deslocou lixo doméstico e outros detritos, que obstruíram pontos de drenagem. O trabalho de limpeza foi iniciado na sexta e concluído no sábado. A Via 040 informou ainda que monitora o uso e ocupação das faixas lindeiras à BR-040 de forma permanente, comunicando os órgãos competentes, com registro de boletins de ocorrência, os casos de ocupações clandestinas.
A Regional Oeste informou que fez ação fiscal emergencia no local, para apuração da denúncia de bota-fora clandestino próximo ao Anel Rodoviário, assim como para verificação da titularidade da área, tendo em vista a possibilidade de tratar-se de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Ontem, assessoria de imprensa informou não dispor de detalhes sobre a quantidade de lixo removido do local.
Reforma no papel
Não há data prevista para o projeto de revitalização da rodovia se tornar realidade. O anteprojeto de reforma foi executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), mas ainda se encontra sob avaliação da Justiça Federal em Minas Gerais, que recebeu o documento em 31 de agosto. O órgão intermedeia acordo feito entre o DER e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), em 2015.