Jornal Estado de Minas

Operação GTA termina com 45 pessoas presas em Uberlândia

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira em Uberlândia terminou com 45 pessoas presas, além de armas e veículos apreendidos. Denominada Operação GTA, a ação foi efetuada pela parceria entre a Polícia Militar (PM) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Minas Gerais (Gaeco/MPMG).

De acordo com o MPMG, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão domiciliares, 45 mandados de prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão de menores infratores e 20 sequestros de veículos dos investigados integrantes de organização criminosa. Segundo a instituição, o grupo exercia suas atividades em Uberlândia, inclusive dentro de presídios da região.

Realizadas por promotores de Justiça do Gaeco de Uberlândia, policiais militares e policiais rodoviários federais, as investigações tiveram início em maio deste ano e apuram prática de crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos de veículos, receptações e corrupção de menores. O nome da operação é semelhante ao de um jogo de computador no qual o objetivo é furtar veículos e cometer crimes.

Foi constatado que os membros da organização criminosa utilizavam os carros roubados como moeda para a aquisição de entorpecentes para serem comercializados na região. Além disso, os veículos tinham suas placas modificadas, chassi remarcados e outras características adulteradas pelos criminosos como forma de não serem descobertos.


Durante os seis meses de investigação, foram realizadas 16 prisões em flagrante, quando foi apreendida meia tonelada de maconha, armas de fogo, seis veículos roubados e um desmanchado.

.