(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte já registrou em 16 dias quase 80% da chuva esperada para todo mês

Com as chuvas foram registradas quedas de árvores e muros, deslizamentos de barrancos e até imóveis chegaram a ser interditados na capital mineira


postado em 16/11/2016 12:19 / atualizado em 16/11/2016 12:40

Cidade amanheceu encoberta pelas nuvens de chuva(foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Cidade amanheceu encoberta pelas nuvens de chuva (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

Belo Horizonte se aproxima de bater a média histórica de chuva para novembro. Em apenas 16 dias, já choveu 79,7% do esperado para todo o mês. As precipitações vêm causando transtornos e estragos na capital mineira. Foram registradas quedas de árvores e muros, deslizamentos de barrancos e até imóveis chegaram a ser interditados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

Os dias seguidos de chuva já se tornaram comuns neste mês na capital. Há pelo menos seis dias os moradores convivem com temporais. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos 16 dias choveu 181 milímetros (mm) em Belo Horizonte. O número é 79,7% da média histórica para novembro, que é de 227,6 mm.

Somente nessa terça-feira, o acumulado medido na estação meteorológica localizada na Região Centro-Sul de BH, que é usada para calcular a média histórica, foi de 34 mm. Na estação da Pampulha, o valor medido foi de 38 mm.

De sexta-feira até 8h desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 97 ocorrências provocadas pelos temporais. Destas, 88 foram relacionadas com corte de árvores caídas ou com risco de quedas, oito chamados de deslizamento, desmoronamento ou colapso de estrutura, e um registro de enchente, inundação, alagamento ou enxurrada.

Na terça-feira, a corporação foi acionada para uma ocorrência de deslizamento de encosta no Bairro Novo São Lucas, Região Leste de Belo Horizonte. Moradores chamaram a corporação depois do rompimento do muro de contenção aos fundos de uma obra na Rua Alberto Bressane. Ninguém se feriu. Na Rua Genoveva de Souza, no Bairro Sagrada Família, na mesma região, um muro de um imóvel rompeu e os escombros foram parar na calçada. Os militares também foram acionados.

Meteorologia


A perspectiva é que a média histórica de chuva seja batida nos próximos dias. De acordo com o Inmet, as precipitações devem continuar na capital mineira até, ao menos, a próxima sexta-feira. “Um sistema começa a perder força e se desloca com a massa de chuva para a Região Norte de Minas Gerais. Hoje (quarta-feira), ainda teremos tempo encoberto com possibilidade de chuva a qualquer hora. Na quinta-feira, já começa a melhorar”, explica o meteorologista Cleber Souza.

No fim de semana, os moradores vão ter que se preocupar com o frio fora de época. “Teremos tempo bom. Mas um sistema de alta pressão, com massa de ar frio, vai atuar em Minas Gerais e fazer com que a temperatura caia em várias cidades. Será um frio fora de época”, afirma o meteorologista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)