(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça estabelece prazo de cinco dias para isolamento de capivaras na Lagoa da Pampulha

Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) recebeu notificação no início da tarde desta quinta-feira. Procuradoria-Geral do Município analisa se vai entrar com recurso contra decisão


postado em 17/11/2016 14:04 / atualizado em 17/11/2016 16:38

Decisão foi tomada pelo desembargador Souza Prudente, depois que associação de moradores do Bairro Bandeirantes entrou com petição pedindo a medida(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Decisão foi tomada pelo desembargador Souza Prudente, depois que associação de moradores do Bairro Bandeirantes entrou com petição pedindo a medida (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) terá cinco dias para isolar as capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha. A Procuradoria-Geral do Município foi notificada no início da tarde desta quinta-feira de um despacho do desembargador federal Souza Prudente, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de Brasília, para que a decisão proferida em há mais de um mês seja cumprida. A Justiça foi provocada na última semana pela associação de moradores do Bairro Bandeirantes que fez uma petição pedindo agilidade no confinamento dos animais.

O despacho do desembargador aconteceu na última sexta-feira. Na nova movimentação, o magistrado determina que o isolamento seja cumprindo dentro de cinco dias. O prazo passa a ser cumprindo depois que notificação for entregue à Prefeitura, o que aconteceu por volta das 12h desta quinta-feira. Na decisão, Souza Prudente estipulou multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da medida.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou o recebimento da notificação no início da tarde desta quinta-feira. Segundo a administração municipal, o documento está sendo analisado pela Procuradoria-Geral do Município para saber se cabe ou não o recurso.

A decisão aconteceu depois que a associação de moradores do Bairro Bandeirantes, que também havia entrado com a ação para pedir o isolamento dos animais, entrou com uma petição na última semana. “Entregamos na terça-feira, 8 de novembro, o documento. Ele subiu com urgência para o desembargador. Anexamos 20 fotos de capivaras que foram encaminhadas por moradores da região para mostrar a ele que a situação continuava a mesma depois da decisão do isolamento”, explica a advogada Renata Vilela.

A primeira determinação do desembargador aconteceu em 8 de outubro depois da morte de um menino de 10 anos vítima de febre maculosa – após ser picado por carrapatos no parque ecológico às margens da Lagoa da Pampulha. Na decisão, Souza Prudente disse que a providência de isolar as capivaras – não apenas as do parque ecológico, mas as de todo o entorno da Lagoa da Pampulha – deveria ser adotada de imediato pelo município, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente. Mas, não estipulou um prazo.

A associação de moradores do Bairro Bandeirantes comemorou a nova petição. “Estamos achando excelente. Agora, o desembargador fixou um prazo objetivo de cinco dias para que o secretário cumpra a decisão e informe as providências tomadas. Estamos esperançosos que o Município agora cumpra, porque na primeira vez dizia que não tinha prazo. Agora temos”, afirmou a advogada Renata Vilela.

Febre maculosa aumenta

O número de casos de febre maculosa aumentou em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que 13 pessoas foram infectadas pela doença. No último balanço, eram 12 pacientes. O novo caso foi registrado em Carangola, na Região da Zona da Mata. Outros moradores contraíram a enfermidade em Belo Horizonte, Tombos, Divinópolis, Chiador, Antônio Dias, Senador Modestino Gonçalves e Mathias Barbosa. Quatro morreram.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte, 17 casos suspeitos de febre maculosa em moradores da cidade sendo investigados. Até esta quinta-feira, dois casos foram confirmados, sendo que uma pessoa morreu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)