A Casa do Baile, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, e que faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, recém-consagrada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, vai abrigar uma grande festa de carnaval neste sábado. O bloco da comunidade afro-cultural Afoxé Bandarerê lança o seu Carnaval 2017, com apresentação de música e coreografia que serão destaque na folia do ano que vem. A festa começa às 18h.
De acordo com Belotur, o Afoxé Bandarerê abraça a comunidade afro-cultural e, com seus atabaques, agogôs e xequerês conjuga o ritmo das casas de Candomblé e Umbanda com um desfile de abadás, vestidos e batas. A coleção intitulada ‘Ferramentas de Orixás’ retrata Oxum e Ogum (padrinhos do bloco), além de Oxóssi, que será homenageado no Carnaval de 2017.
De acordo com o fundador do grupo, Márcio Eustáquio Antunes de Souza, trata-se de um evento histórico que merece ser prestigiado pelo povo de axé e simpatizantes. “Levar o Afoxé para um local como a Pampulha é apropriar-se de algo que é nosso e que precisa servir de palco para a cultura afro-brasileira. Para nós, é muito significativo cantar, dançar e desfilar nossa cultura em um local que provavelmente nunca foi tomado pela alegria dos terreiros”, disse Márcio.
SERVIÇO
Afoxé Bandarerê lança seu Carnaval 2017
Sábado, 19 de novembro, às 18h
Casa do Baile (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha).