Jornal Estado de Minas

Mortos e feridos nas estradas de Minas serão homenageados em evento

Minas Gerais registrou 19.434 acidentes nas estradas mineiras com mortes ou pessoas gravemente feridos, em 2015, segundo dados da Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds).

Nesta sexta-feira, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos motociclistas, vão fazer uma homenagem às vítimas.

Será durante a comemoração do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, no auditório da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos, das 8h30 às 13h, na Rua Sergipe, 57, Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Civil, o seminário “Motorista mais seguro”, que faz parte do evento, vai orientar motoristas sobre a condução segura, sensibilizar sobre os riscos da imprudência no trânsito e lembrar aqueles perderam a vida ou a saúde nas estradas e ruas do país.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil apresenta uma taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes. A cada ano, mais de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes no Brasil, destas, mais de 12 mil são motociclistas.

O Dia Mundial em Memoria às Vítimas de Trânsito foi criado em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido aos números alarmantes de mortes no trânsito.

Durante duas semanas, o Detran-MG vai expor dois veículos destruídos em acidentes próximo à área de convivência da Cidade Administrativa, para sensibilizar motoristas e homenagear vítimas de trânsito. .