Minas Gerais registrou 19.434 acidentes nas estradas mineiras com mortes ou pessoas gravemente feridos, em 2015, segundo dados da Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds).
Nesta sexta-feira, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos motociclistas, vão fazer uma homenagem às vítimas.
De acordo com a Polícia Civil, o seminário “Motorista mais seguro”, que faz parte do evento, vai orientar motoristas sobre a condução segura, sensibilizar sobre os riscos da imprudência no trânsito e lembrar aqueles perderam a vida ou a saúde nas estradas e ruas do país.
Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil apresenta uma taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes. A cada ano, mais de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes no Brasil, destas, mais de 12 mil são motociclistas.
O Dia Mundial em Memoria às Vítimas de Trânsito foi criado em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido aos números alarmantes de mortes no trânsito.
Durante duas semanas, o Detran-MG vai expor dois veículos destruídos em acidentes próximo à área de convivência da Cidade Administrativa, para sensibilizar motoristas e homenagear vítimas de trânsito.