Jornal Estado de Minas

Chuva em Belo Horizonte ultrapassa a média histórica para novembro

- Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press

Com a chuva desta quarta-feira, Belo Horizonte ultrapassou a média histórica de precitação para o mês de novembro. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, de ontem até as 10h desta quarta, BH teve 27,5 milímetros de chuva. Com isso, o total de chuvas na capital em novembro chegou a 235,3 milímetros. A média do mês de novembro é de 227,6 milímetros.

“No ano passado, BH teve 183 milímetros de chuva em novembro, para a média de 227,6,  mas 78% da chuva se concentrou em quatro dias. Dezembro foi pior e janeiro teve recuperação”, comenta. Até o momento, as chuvas estão melhro distribuídas na capital e no restante do estado.


Segundo Ladeia, a perspectiva é de que a capital tenha mas chuva no fim deste mês e também em dezembro. No fim de semana não deve chover.

Nesta manhã, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) divulgou um alerta de pancadas de chuva válido até as 8h de quinta. A previsão é de um volume de chuva entre 20 e 40 milímetros, com ventos em torno de 50 quilômetros por hora.
.