Parte dos detentos do presídio de Conselheiro Pena, no Leste de Minas, tiveram de ser remanejados na manhã desta quarta-feira, por causa da chuva que alagou a cidade. No total, 82 dos 150 presos foram levados para uma sala da Escola Estadual Polivalente, depois de a água inundar cinco celas da unidade. A segurança está sendo feita pelos agentes penitenciários do município e de Governador Valadares, além de militares.
Leia Mais
Chuva alaga ruas e isola bairro de Conselheiro Pena, no Vale do Rio DoceMinas tem sete municípios afetados pela chuva neste anoGrande BH tem risco de chuva forte nas próximas 48 horasFamiliares de presos se revoltam ao serem impedidos de fazer visitas na Grande BHPresos de João Monlevade protestam contra superlotaçãoBH tem trânsito lento em dia chuvosoA calha do Rio João Pinto não suportou o volume de água que caiu no distrito homônimo e transbordou ao chegar em Conselheiro Pena, deixando o Bairro São Luiz isolado. De acordo com a comandante do 3º Pelotão da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente Thaís de Castro Martins, se o rio não encher novamente, os detentos voltarão ao presídio ainda nesta quarta-feira. “Estamos monitorando junto com a Defesa Civil, mas a probabilidade é de o rio encher”, diz. As aulas foram suspensas em todas as escolas da cidade por causa da chuva. Na Polivalente, elas estão canceladas enquanto os presos permanecerem na instituição.
A tenente relata que às 4h desta quarta, um carro com uma sirene soou o alerta para a população ribeirinha sobre a possibilidade de cheia do rio. A PM também fez contato com as pessoas da área comercial.
Há 500 desalojados na cidadede 22 mil habitantes, a 400 quilômetros de Belo Horizonte. Os desabrigados ainda estão sendo computados. De acordo com a militar, não foram registrados deslizamentos nem mortes. .