Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte recebe 2º Congresso Mineiro de Gastronomia


A gastronomia mineira movimenta a economia e uma das apostas para incrementar ainda mais o setor é o investimento no turismo. “Um dos maiores vetores de desenvolvimento econômico do estado é a gastronomia”, afirma Marcelo Wanderley, secretário-executivo da Frente de Gastronomia Mineira. Pensando nisso, a entidade organizou o 2º Congresso Mineiro de Gastronomia, que será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro. Em cozinhas-show, degustações, exposição de produtos, palestras, workshops e outras atividades, serão abordados aspectos para além da área, integrando a culinária ao marketing, ao empreendedorismo, à sustentabilidade e, principalmente, ao turismo e à hotelaria.

“O projeto é muito amplo, pois discute toda a cadeia produtiva, desde o produtor primário até a chegada da comida na mesa, bem como o cenário econômico que envolve, direta e indiretamente, os segmentos ligados à área”, conta Marcelo Wanderley. Ele lembra que a cozinha mineira é feita com muito carinho e propriedade, desde os restaurantes de alta gastronomia até os food trucks. Para ele, os mineiros valorizam a tradição, mas também sabem se atualizar pelas tendências mundiais.

CURSOS

O encontro, que contará com alguns dos principais chefs de Minas e do país, é voltado para amantes da culinária, para quem já trabalha na área ou está querendo começar, e também para estudantes e profissionais que querem se aperfeiçoar. Entre os cursos e workshops oferecidos em parceria com o Sebrae estão “Neuromarketing para bares e restaurantes”, “Como criar cardápios de alto impacto e de grande valor percebido”, “Exposição de produtos e mobiliário no espaço interno de um restaurante” e “Boas práticas para manipuladores de alimentos”.

A expectativa da organização é de que cerca de 3 mil pessoas circulem nos três dias de evento. Uma das atrações é a cápsula gigante que explora os sentidos dos participantes – tato, olfato, audição, paladar e visão –  por meio de contato com ingredientes da cozinha mineira.

Haverá jantar beneficente preparado pelo chef mineiro Leonardo Paixão e, no encerramento, está previsto festival com DJs, food trucks e cervejas artesanais.

Serviço


Congresso Mineiro de Gastronomia
De 28 à 30 de novembro, no Hotel Mercure
(Av. do Contorno, 7315, Lourdes, Belo Horizonte).
Inscrições e informações: clique aqui

Assinantes Estado de Minas podem concorrer  convites para o congresso e para as cozinhas-show.  Acesse aqui 

.