Belo Horizonte amanheceu com montanhas de lixo nos pontos de coleta noturna da cidade na manhã desta terça-feira. A Prefeitura de BH, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), suspendeu o serviço depois de ter sido notificada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT) para que altere a forma de transporte dos garis nos cerca de 200 caminhões da cidade. O órgão do Trabalho entendeu que não há segurança suficiente quando os garis estão nos estribos dos caminhões, exigindo que eles passem a andar dentro da cabine.
Leia Mais
SLU avalia o que fazer sobre decisão que proíbe garis na caçamba de caminhõesAuditores proíbem transporte de garis pendurados em caminhões de lixo em BH SLU reduz em 30% a varrição de ruas de menos movimento em BHGaris deixaram de recolher 2,2 toneladas de lixo com proibição de transporte em BHAcordo garante a retomada da coleta de lixo em BHPrefeitura vai à Justiça contra interdição da coleta de lixo em BHA reportagem esteve na SLU da Avenida dos Andradas, no Centro, e confirmou com funcionários que três empresas terceirizadas da coleta (Localix, KTM e Consita) pararam seus caminhões à espera de uma decisão da PBH. Serviços como a varrição de ruas e a coleta parada continuam normalmente. A coleta parada consiste no recolhimento de materiais que não são recicláveis, mas que normalmente são enviados aos depósitos como se fossem.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da SLU para comentar a situação, mas o órgão informou que ainda está preparando uma resposta sobre o assunto.
. A reportagem procurou a assessoria de comunicação da SLU para comentar a situação, mas o órgão informou que ainda está preparando uma resposta sobre o assunto.