Leia Mais
Testes com a vacina da dengue serão aplicados em 1,2 mil voluntários em BHMinas tem 80 cidades em alerta e risco para dengue, zika e chikungunyaGrupo da PBH realiza mês da conscientização no combate à dengueBelo Horizonte vai usar a tecnologia para identificar criadouros do aedes aegyptiA ação, que ocorre hoje em diferentes capitais do país, quer conscientizar a população para lutar contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil também estarão nas ruas.
O mutirão será realizado em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações para impedir proliferação do mosquito. O objetivo é de que todas as sextas sejam dedicadas à verificação de possíveis focos do Aedes.
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde e municípios, aponta que 80 cidades mineiras estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Desse total, sete municípios estão em risco: Mutum, Governador Valadares, Bambú, Novo Cruzeiro, Bom Despacho, Aimorés e Paracatu. Outros 73 estão em alerta e 58 aparecem em situação satisfatória, segundo o Ministério da Saúde. Belo Horizonte está em situação satisfatória. Em todo o país, LIRAa aponta 855 cidades em situação de risco. .